5. Comparação
A introdução do VMM entre o sistema operacional visitante e o hardware introduz um custo a mais no desempenho da máquina. No entanto, dependendo da configuração da máquina, da aplicação que está sendo executada e alguns outros fatores, esse custo pode ser maior com o uso da virtualização total ou da para-virtualização. A seguir será mostrado um quadro comparativo, com os estudos publicados em [9] e [11], pela VMWare e XenSource, respectivamente. Nos estudos da VMWare foram usados o VMWare Server ESX 3.01 e o XenEnterprise 3.03, já nos estudos da XenSource, foram usados o VMWare Server ESX 3.01 e o XenEnterprise 3.2.
Atualmente não existem testes de desempenho (benchmarks) especializados para máquinas virtuais. Sendo assim, nesses estudos foram realizados testes comuns para a medida de desempenho de computadores. Os testes foram: SPECcpu2000 Integer, compara basicamente computação a nível de usuário, focado em aplicações de computação intensiva; Passmark, gera uma carga de trabalho para testar os principais subsistemas que compõem um sistema operacional; NetPerf, avalia o desempenho da rede; SPECjbb2005, representa um servidor e sua carga; e a compilação do pacote SPECcpu2000 INT.


Teste
Resultados da VMWare
Resultados da XenSource
SPECcpu2000 Integer
O VMWare ESX mostrou uma perda de desempenho de 0-6%, enquanto o XenEnterprise 3.03 teve um desempenho de 1-12% menor do que a máquina nativa.
O desempenho dos dois foi praticamente igual. Enquanto o Xen mostrou um desempenho 3% menor que a máquina nativa, o VMWare mostrou uma queda de 2%.
Passmark
Comparado ao sistema nativo, o VMWare mostrou uma queda de desempenho de 4-18% e o Xen, 6-41%
Ambos obtiveram desempenho semelhante. No entanto, em um dos testes o VMWare obteve uma vantagem de 3,5% sobre o Xen.
NetPerf
Compartivamente, o VMWare obteve um resultado muito próximo ao do sistema nativo, a cima de 95%. Enquanto o Xen 3.03 não chegou a 5% do desempenho do sistema nativo.
O Xen 3.2 e o VMWare ESX 3.01 obtiveram resultados equivalentes.
SPECjbb2005
O ESX Server obteve resultados próximo a 90% do desempenho do sistema nativo, já o Xen não foi testado pois a versão 3.03, não tem suporte a configuração SMP virtual.
Desempenho semelhante do ESX e do Xen 3.2. Para dois processadores virtuais, o Xen supera o VMWare com 1,5% de vantagem, já para quatro processadores virtuais, o VMWare supera o Xen com 1% de vantagem.
SPECcpu2000 INT
O VMWare ESX 3.01 obteve um resultado equivalente a 90% do resultado do sistema nativo, enquanto o Xen 3.03 obteve somente 68% do sistema nativo.
Desempenhos próximos. O VMWare tem um desempenho pouco superior ao Xen, em torno de 6%.
Tabela 1: Comparação entre o VMWare ESX Server e o XenEnterprise
Tendo em vista os dados da comparação e levando em consideração que as configurações das máquinas usadas para os testes da VMWare e da XenSource não apresentam a mesma configuração, mas ambas dão suporte de hardware para a virtualização, é possível perceber que a virtualização total, representada pelo VMWare ESX Server 3.01, obteve os melhores resultados nos dois testes. No entanto, nos testes realizados pela XenSource, o Xen apresenta alguns aspectos melhores que o VMWare, mas não são resultados significativos.
Vale ressaltar ainda que o desempenho do sistema virtualizado está muito próximo do sistema nativo, o que sugere que a sobre-carga imposta pelo VMM não é tão significante, considerando uma máquina com suporte de hardware para a virtualização.