1. Introdução
Em determinado momento da história, existiam as fotografias e percebeu-se que, se fossem exibidas consecutivamente e trocadas rapidamente, teria-se uma ilusão de movimento. Então surgiram os filmes de película, o cinema, a televisão e os monitores. No início, usava-se a tecnologia analógica, devido ao alto custo do processamento digital. Com o desenvolvimento dos computadores modernos, áudio, imagens, textos e até vídeos passaram a ser vantajosos na forma digital.
O serviço digital oferece a possibilidade de recuperação da informação original do sinal transmitido, evitando, por exemplo, chiados e chuviscos nas imagens. Dessa forma, não se perde qualidade ao gerar uma cópia ou editar o arquivo original, muito comum em fitas VHS, que utilizam tecnologia analógica. Com o advento do DVD, vídeos digitais passam a reger a indústria cinematográfica mundial.
Com a popularização da Internet, os vídeos passaram a ser transmitidos via Internet. Seja para prover ensino a distância, teleconferências ou compartilhar seus vídeos com amigos de todo o mundo, pela Internet circulam enormes quantidades de bits transmitindo vídeos.
Porém, levando em consideração a largura de banda limitada nos extremos da rede da Internet, os servidores de vídeo passam a exigir altas taxas de envio de dados, o que torna a transmissão de vídeo altamente custosa.
Um vídeo sem compactação de 720x576 pixels, 16 bits por cor e 25 quadros por segundo, chega a ter uma taxa de 19,78 Mbits por segundo. Isso torna sua transmissão pela Internet inviável.
Uma das alternativas para esse problema é a compactação do vídeo, que reduz seu tamanho. O principal algoritmo de compactação é o MPEG, que possui diversas versões. Nesse trabalho, serão abordados brevemente os principais pontos da compactação de vídeo.
Outra forma de resolver o problema de excesso de largura de banda consumida nos servidores de transmissão de vídeos é a transmissão de vídeo par a par, na qual cada usuário que está recebendo o vídeo também o transmite para outro usuário, reduzindo a largura de banda exigida no servidor.
A arquitetura P2P gera algumas novas preocupações relacionadas, principalmente, ao gerenciamento e à segurança. Nesse trabalho, serão apresentados os principais conceitos, as vantagens e as desvantagens e as propostas existentes relacionadas à transmissão de vídeo par a par.