Introdução
Tópicos:
> introdução

De forma simplificada poderíamos falar que na arquitetura convencional de TI, os dispositivos de armazenamentos geralmente são ligados a um ou dois servidores. Portanto, outros computadores na rede não conseguem acessar estes dispositivos diretamente, o acesso dar-se através do computador ligado diretamente ao dispositivo. Se os computadores ligados aos dispositivos falharem, os dados contidos neles não poderão ser acessados. Este não é um cenário atraente para aplicações que necessitam operar 24/7/365.

Além disso, a tecnologia convencional não é mais suficiente para atender a crescente demanda de armazenamento. Com a maior necessidade da capacidade de armazenamento, mais dispositivos são conectados aos computadores. Contudo, a capacidade de conectar mais dispositivos aos computadores é limitada.

É neste cenário de explosão de informação aliada a necessidade de alto desempenho, confiança, disponibilidade e escalabilidade que surge o conceito de Armazenamento em Rede. No Sistema de Armazenamento em Rede os dispositivos de armazenamento são independentes do servidor. Desta forma, se um computadores falhar os dados não serão inacessíveis, pois vários computadores podem acessar diretamente o mesmo dispositivo sem outro computador estar envolvido. A idéia do Sistema de Armazenamento em Rede é a substituir os cabos que ligava o servidor-dispositivo por uma rede que gerencia a troca de dados entre os servidores e os dispositivos.

Primeiramente serão introduzidos os conceitos básicos de um sistema de armazenamento. Em seguida, uma visão geral da tecnologia do Storage Area Network junto com tecnologia Fibre Channel que permitiu um novo nível de confiança, disponibilidade e escalabilidade. Por fim, será abordada outra solução para SAN, o iSCSI.

Redes de Computadores I - EEL878 - 2008.1
Al. Rodrigo Machado Costa
Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte