1.1 Porque utilizar o RADIUS
O RADIUS apresenta uma série de funcionalidades que o qualifica como um eficiente sistema de autenticação adaptável as mais diversas condições de rede. Serão descritas a seguir as principais vantagens [4]:
Modelo Cliente/Servidor:
  • O RADIUS utiliza o modelo cliente/servidor. O NAS funciona como um cliente para o servidor RADIUS. O cliente é responsável por enviar as informações dos usuários que desejam acessar o serviço do NAS para o servidor RADIUS, que se encarregará de verificar a autenticidade do usuário e informar a sua validade para o NAS, que poderá retornar então a resposta adequada para o usuário. Desta forma, o NAS repassa a tarefa de autenticação para o servidor RADIUS, que retorna para o NAS informações fundamentais para controlar o uso de um determinado recurso por parte do usuário, como por exemplo, quais são os limites de acesso do usuário e qual é o tempo máximo de conexão antes de a mesma expirar.
Segurança:
  • As transferências de dados realizadas entre o cliente e o servidor RADIUS são autenticadas através do uso de um segredo compartilhado (shared secret), que nunca é enviado pela rede. Este segredo é de prévio conhecimento tanto do cliente quanto do servidor e é utilizado para garantir a autenticidade do usuário de um determinado serviço requisitado. As senhas de usuário são criptografadas para tentar garantir que nenhum usuário malicioso que esteja ouvindo a rede possa descobrir a senha do usuário. Além disso, outros métodos de autenticação podem ser implementados, dependendo do grau de segurança requisitado pelo sistema.
Flexibilidade e Adaptabilidade:
  • Os dispositivos de rede como roteadores, servidores, e switches, muitas vezes não conseguem arcar com um grande número de usuários com informações de autenticação distintas. Através do RADIUS, estes dispositivos podem romper esta barreira e permitir a autenticação destes usuários através do uso de servidores RADIUS embarcados atuando como proxys para servidores RADIUS de maior capacidade de processamento.
Protocolo extensível:
  • Ao utilizar um campo de atributos de tamanho variável em seus pacotes, o protocolo RADIUS permite que novos atributos sejam adicionados sem atrapalhar implementações prévias do protocolo. Através do campo atributos, também é possível estabelecer novos parâmetros e novos mecanismos de autenticação, sem necessariamente ter que alterar o formato do pacote.
Compatibilidade:
  • Os servidores RADIUS podem verificar as credenciais de seus usuários em bancos de dados de fontes externas, como bancos de dados SQL, Kerberos e LDAP. Desta forma, a implementação de um servidor RADIUS pode ser realizada de forma a reaproveitar um banco de usuários já existente. Outro ponto interessante é que o RADIUS é amplamente utilizado, e praticamente todos os fabricantes de hardware produzem produtos compatíveis com o serviço.