3.3 Estabelecimento de uma Sessão
O estabelecimento de uma sessão RADIUS ocorre com uma série de trocas de mensagens que objetivam fornecer um determinado serviço de rede para um usuário. Quando um NAS (cliente) é configurado para utilizar o RADIUS, quaisquer usuários que desejem acessar um serviço deste NAS precisam apresentar suas credenciais de autenticação para o NAS, por exemplo, através de uma tela de inicio de sessão, onde o usuário pode inserir o seu nome e a sua senha. Após receber estas informações do usuário, o NAS pode autenticá-lo usando o RADIUS. Para realizar esta autenticação, o NAS, que atua como cliente do servidor RADIUS, envia um pacote do tipo Requisição de Acesso, que contém atributos como o nome do usuário, a sua senha, o seu numero de identificação, dentre outros. As senhas de usuários são ocultadas através da utilização de um método baseado no algoritmo “RSA Message Digest 5” (MD5).
graphic
Figura 3.3A: Possibilidades da requisição de acesso a um serviço
A mensagem de Requisição de acesso é enviada pela rede. Se não houver resposta em um limite de tempo pré- estabelecido, a Requisição de acesso é re- enviada. O cliente ainda pode enviar a Requisição para outros servidores alternativos, no caso de falha na conexão com o servidor primário. Os algoritmos que permitem a troca de servidores são baseados no numero de tentativas de acesso ou em um esquema baseado em round-robin.
Após o recebimento da mensagem de Requisição, o servidor RADIUS tenta validar o cliente. O servidor RADIUS descarta silenciosamente os clientes para os quais ele não possui um segredo compartilhado. Após a autenticação do cliente, o RADIUS consulta um banco de dados de usuários para verificar se o usuário que esta solicitando acesso ao NAS possui as permissões necessárias para ter o acesso garantido.
No caso onde o servidor RADIUS está atuando como um Proxy, ele repassa a Requisição de acesso para o outro servidor RADIUS.
Se alguma das condições não for satisfeita pelo usuário, o RADIUS emite um pacote de Acesso negado, que indica que a requisição feita pelo usuário é invalida. O NAS recebe esta mensagem, e desconecta o usuário, podendo ou não enviar alguma mensagem de aviso. Se o usuário satisfizer a todas as condições, o servidor RADIUS pode, de forma a garantir uma segurança adicional, enviar um pacote do tipo Desafio de acesso. Este desafio pode vir na forma de uma pergunta que somente o usuário sabe, ou vir na forma de um código que somente os usuários com determinados dispositivos como smartcards ou softwares específicos conseguirão responder corretamente, garantindo a identidade do mesmo. A resposta ao Desafio de aceso é outra mensagem do tipo Requisição de acesso, onde o campo com a senha do usuário é preenchida com a resposta do desafio criptografada e uma marcação para indicar que a requisição é uma resposta ao Desafio de Acesso.
Por fim, se todas as condições forem satisfeitas, e se o usuário responder corretamente ao desfio de acesso, o servidor RADIUS envia um pacote do tipo Acesso aceito, que contém informações a respeito do serviço a ser oferecido. Dentre estas informações, podemos citar o tipo de serviço, o IP atribuído ao usuário, parâmetros de configuração, tempo de acesso máximo, o protocolo que vai ser utilizado, etc.