1.1 Introdução
Associar uma identidade a um indivíduo é chamada de identificação pessoal. O problema de analise da identidade de uma pessoa pode ser dividido em dois tipos distintos de problemas com diferentes complexidades: (i) verificação e (ii) o reconhecimento (mais conhecida popularmente como identificação ).
A Verificação (ou autenticação) refere - se ao problema de confirmar ou negar uma pessoa a uma identidade declarada (Eu sou quem digo que sou?). Identificação (Quem sou eu?). O termo  “
positive personal identification” normalmente se refere (em ambos os casos, tanto verificação como identificação) a identificação de uma pessoa com um grande grau de certeza.
A raça humana já percorreu um longo caminho desde a sua criação em pequenas tribos primitivas, sociedades onde cada pessoa na comunidade conhecia todas as outras pessoas. No mundo de hoje, geograficamente móveis, cada vez mais conectados via eletrônicos, uma rigorosa identificação é muito importante e a identificação de uma pessoa está se tornando cada vez mais difícil. Uma série de situações exige a identificação de uma pessoa na nossa sociedade: Eu já vi esse candidato antes? Esta pessoa é um funcionário desta empresa? Este indivíduo é um cidadão deste país?