5. Criptografia
    Através da codificação de documentos ou cifragem podemos torná-los confidenciais, isso é chamado de criptografia, tornando estas informações compreensível apenas pelo destinatário pretendido que a decodifica obtendo os dados transmitidos sem alteração. A criptografia pode ser usada como meio efetivo de proteção de informações.
    Criptografia tem como objetivo escrever em cifras, que é algo obtido atavés de um conjunto de operações matemáticas que transformam um texto claro em um texto cifrado. Com o advento da informática e com a alta velocidade de processamento, as funções de criptografia ficaram mais complexas. A criptografia é um mecanismo de segurança que permite a implementação de diversos serviços (autenticação, não-repúdio, integridade, confidencialidade e âncora temporal).
    No processo de cifragem de textos utiliza-se uma chave (senha), que faz parte da segurança do processo. Na criptografia, o tamanho das chaves são expressos em expoentes , como 2n, onde n é o tamanho da chave, se n for igual a 8 (8bits), gerá 256 possíveis chaves diferentes. Já uma de 256 gera 7,2*1016 chaves possíveis.
    A figura abaixo ilustra um exemplo de como pode ser aplicada a chave para cifrar um texto. Neste exemplo, aplica-se a operação matemática de “ou exclusivo” entre a chave e o texto plano. O resultado é o texto cifrado. Para decodificar o texto cifrado, basta realizar o procedimento inverso, aplicando a operação de “ou exclusivo” entre o texto cifrado e a chave.
graphic
Figura 3 - Retirada do livro “INTRODUÇÃO À CERTIFICAÇÃO
DIGITAL DA CRIPTOGRAFIA AO CARIMBO DE TEMPO”
       O número de bits da chave é uma variável fundamental no sistema de segurança, pois ela indica o nível de esforço necessário para quebrá-la (descobrí-la).
    Dois tipos de algoritmos baseados em chaves existem: os simétricos, ou os com chaves secretas, e os assimétricos ou de chave pública. A diferenças consiste em que os algoritmos simétricos utilizam a mesma chave tanto para cifrar quanto para decifrar, e no caso assimétricos, as chaves são sempre em pares. Quando uma chave é utilizada para cifrar, apenas a outra pode ser usada para decifrar, se for utilizada a mesma chave que cifrou a informação o resultado é totalmente diferente.
Obs: As mensagens legiveis são chamadas de texto plano. As ilegíveis são chamadas de texto cifrado. A Criptografia, normalmente, envolve um remetente e um destinatário. No decorrer do texto, o remetente é chamado de Alice ou "A" e o destinatário de Beta ou "B".