4. Processos de um Sistema Biométrico

Qualquer sistema biométrico possui três processos fundamentais: registrar, identificar e autenticar.
4.1 Registrar
Registrar - gravar um modelo das características biométricas do indivíduo no banco de dados do sistema.
Para autorizar o acesso de um indivíduo, um sistema de biometria precisa ter, a priori, um registro desse indivíduo contendo o modelo da característica que o sistema precisa verificar. Para formar um registro no banco de dados do sistema de biometria, é preciso uma ou mais amostras das características do indivíduo. Essas amostras são usadas pelo sistema para construir um modelo do indivíduo e esse modelo é registrado no banco de dados do sistema de biometria.
Uma vez registrado, um indivíduo pode ser autorizado pelo sistema de biometria de duas formas: identificação e autenticação.
4.2 Identificar
Identificar - conferir se o indivíduo está cadastrado no sistema
No processo de identificação, o indivíduo insere as suas características biométricas no sistema e este procura o registro do indivíduo dentre todos os registros existentes no banco de dados, comparando as características biométricas inseridas com os registros. Caso exista um registro com as características inseridas, o indivíduo é identificado, caso contrário não é identificado. Esse processo faz N testes, onde N é o número de indivíduos registrados no sistema.
4.3 Autenticar
Autenticar - conferir se o indivíduo é realmente quem ele diz ser.
No processo de autenticação, primeiro o indivíduo diz quem é através de um método de identificação tradicional como login e senha. Após ser identificado, a autenticidade do indivíduo é conferida através de um ou mais métodos biométricos ou de mais um ou vários métodos de identificação convencionais. Portanto, no caso do sistema de segurança ser composto por um método tradicional e um biométrico, para que ocorra autenticação é preciso N+1 testes. N testes com os registros de identificação tradicionais e um teste com o registro biométrico correspondente a identidade achada. No caso do uso de várias técnicas biométricas para efetuar a autenticação, é preciso coletar menos medidas em cada método biométrico com o objetivo de diminuir a possibilidade de ocorrer falsas autorizações negativas.