6. O futuro da votação eletrônica

 

Podemos visualizar um bom futuro para os sistemas de voto eletrônico. A adoção deste sistema eliminou vários tipos de fraudes que antes eram feitas facilmente com o voto tradicional. Porém, abriu brecas para outros tipos de fraudes. Por outro lado, o uso de um sistema unificado diminuiu o número de pessoas a se subornar para viciar todo o sistema eleitoral, pois basta ter acesso à Central para se mudar o resultado das apurações.

Em resumo, ainda há muito a se pesquisar nesta área. Podemos ter um sistema totalmente seguro e inviolável do ponto de vista do sistema, do envio dos dados e da apuração, porém, por mais que se tente, nenhum sistema é completamente protegido contra fraudes de pessoas diretamente envolvidas no processo eleitoral, que, tendo acesso ao sistema, podem alterar os dados.

Assim, não basta termos um sistema dito "perfeito", mas também são válidos uma seleção mais restritiva quanto às pessoas envolvidas no processo de votação e um trabalho de educação para que estas pessoas não sejam enganadas por terceiros.