Prós e Contras

 

            A principal vantagem do uso de sistemas RFID é realizar a leitura sem o contato e sem a necessidade de uma visualização direta do leitor com o Tag. É possível, por exemplo, colocar a RF Tag dentro de um produto e realizar a leitura sem ter que desempacotá-lo, ou, por exemplo, aplicar o Tag em uma superfície que será posteriormente coberta de tinta ou graxa. O tempo de resposta é baixíssimo, tornando-se uma boa solução para processos produtivos onde se deseja capturar as informações com o Tag em movimento. O custo da RF Tag apresentou uma queda significativa nos últimos anos, tornando-a viável em alguns projetos onde o custo do produto a ser identificado não é muito alto.

Porém, essa mesma característica que motiva o uso de RFID em determinadas situações, acaba por se tornar um obstáculo em outras aplicações uma vez que há um risco dos consumidores perderem a privacidade ao adquirirem produtos com tags. A ameaça à privacidade vem quando o RFID permanece ativo quando o consumidor deixa o estabelecimento. Uma loja poderia por exemplo, colocar tags RFID em todos os seus produtos e os clientes poderiam ter um cartão de crédito que automaticamente debitaria o valor das compras na hora que o cliente saísse da loja, sem precisar passar pelo caixa. O que acontece por exemplo, se uma loja de roupas decide colocar esses tags invisíveis em todas as roupas: quando um comprador retorna à loja, ele pode ser reconhecido.  Mesmo com regulamentação governamental, a situação pode se tornar rapidamente uma ameaça à privacidade.  No momento a indústria de RFID parece dar sinais divergentes sobre se as tags devem ser desativadas ou deixadas em ativo por padrão.

 

Vantagens do Uso da Identificação por Radiofreqüência

          Capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados para etiquetas ativas;
          Leitura sem necessidade de proximidade d leitor para a captação dos dados;
          Robustez das etiquetas com possibilidade de reutilização ;
          Precisão na transferência de dados e velocidade no envio dos mesmos;
          Localização dos itens ainda em processos de busca;
          Prevenção contra roubos e falsificação de mercadorias;
          Coleta de dados de animais ainda no campo;


            Todas essas vantagens acima listadas giram em torno das três principais características dos sistemas de RFID que são a durabilidade das tags, a precisão na transmissão de dados e a realização de leitura sem necessidade de contato.

 

Desvantagens do uso da Identificação por Radiofreqüência


          O custo elevado da tecnologia RFID em relação aos sistemas de código de barras é um dos principais obstáculos para o aumento de sua aplicação comercial. Atualmente, uma etiqueta inteligente custa nos EUA cerca de 25 centavos de dólar, na compra de um milhão de chips. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Automação, esse custo sobe para 80 centavos até 1 dólar a unidade;
          O preço final dos produtos, pois a tecnologia não se limita apenas ao microchip anexado ao produto. Por trás da estrutura estão antenas, leitoras, ferramentas de filtragem das informações e sistemas de comunicação;
          O uso em materiais metálicos e condutivos pode afetar o alcance de transmissão das antenas. Como a operação é baseada em campos magnéticos, o metal pode interferir negativamente no desempenho;
         A padronização das freqüências utilizadas para que os produtos possam ser lidos por toda a indústria, de maneira uniforme.
          A invasão da privacidade dos consumidores por causa da monitoração das etiquetas coladas nos produtos.

Outro problema comum do RFID é o “reader collision” (colisão de leitores) e o “tag collision” (colisão de tags). A colisão de leitores ocorre quando os sinais de dois ou mais leitores se sobrepõem. O tag é incapaz de responder a dois leitores simultaneamente. Os sistemas devem ser ajustados com cuidado para evitar esse problema. A colisão de tags ocorre quando muitos tags estão muito próximos; mas como o tempo de leitura é muito pequeno, é mais fácil para os vendedores desenvolver sistemas que se asseguram de que os tags respondam um de cada vez 

Possíveis Soluções:

Em meio a tantas possibilidades de violação da segurança, existem estudos para que a tecnologia RFID seja implantada sem causar danos aos seus usuários. Isso faz com que seu uso em larga escala seja viável e que a vida das pessoas seja facilitada sem nenhum transtorno.

Algumas possíveis soluções são:

 

 

 

 

 

Implantação de regras, como:

 

                                    

 

            Vantagens e Desvantagens da RFID em Relação ao Código de Barras


 Comparativo entre o Código de Barras e a RFID
 

Características

RFID

Código de Barras

Resistência Mecânica

Alta

Baixa

Formatos

Variados

Etiquetas

Exige Contato Visual

Não

Sim

Vida Útil

Alta

Baixa

Possibilidade de Escrita

Sim

Não

Leitura Simultânea

Sim

Não

Dados Armazenados

Alta

Baixa

Funções Adicionais

Sim

Não

Segurança

Alta

Baixa

Custo Inicial

Alto

Baixo

Custo de Manutenção

Baixo

Alto

Reutilização

Sim

Não

Neste comparativo observamos que as RFID oferecem diversas vantagens quando comparadas ao código de barras. São superiores na sua substituição, formatos, segurança, manutenção, etc. Podem até mesmo ser reutilizadas.

 

           

 

Próximo >

 

Voltar ao Índice