3. O Que É xDSL?

                xDSL (acrônimo para Digital Subscriber Line) consiste em um conjunto de tecnologias para transmissão digital de dados que atua entre o assinante e a central telefônica, ou seja, transmite dados através da rede de telefonia.
                   Atualmente o grande desafio das tecnologias de banda larga está na ultima milha, ou seja, em levar até o terminal a conexão com a rede central, haja vista que não é simples recabear um prédio já construído.
Nesse contexto o xDSL ganha destaque tornando-se uma das tecnologias mais populares dado que esta tecnologia associa alta velocidade na transmissão de dados à rede de cabos telefônicos já existentes.
Essas redes foram criadas basicamente para permitir troca de informações em formatos de voz através de um sinal analógico, com isso na antiga internet discada as trocas de dados eram feitas através de conversões analógico-digitais dos sinais de entrada e saída. Por essas transmissões analógicas apenas usarem pequena porção da banda disponível, essas conexões alcançavam apenas 56 Kbps.
O DSL assume que os sinais digitais não precisam de conversão. Utilizando freqüências de até 2.2 Mhz e, sem interferir na faixa de voz, os dados são transmitidos ao computador diretamente como digitais, o que permite à companhia aproveitar melhor a banda antes disponível na antiga transmissão analógica.
                   Também é importante ressaltar que, apesar do nome, DSL não se trata de uma linha e sim de modens que convertem o sinal padrão do fio de telefone em um duto digital de alta velocidade.