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3.0 Arquitetura WAP 1.x 

De forma concisa pode-se dizer que a arquitetura WAP funciona como uma interface que permite a comunicação, mais precisamente a troca de dados, entre handheld’s e a World Wide Web.

A seqüência de realizações que ocorrem no acesso a WWW através de um protocolo WAP é a seguinte:

Esquema de comunicação do protocolo WAP. Extraída do trabalho [5] em http://www.wapforum.org/what/WAPWhite_Paper1.pdf 

É importante ressaltar que para criar a versão sem fio do Web Site, o próprio deve criar uma versão “somente texto” ou de baixa resolução para ser lido e codificado em WML pelo gateway (proxy) WAP. No que se refere ao domínio de acesso, o WAP utiliza o mesmo sistema de codificação DNS (Domain Name System) da WWW, diferenciando-se apenas pela sigla “wap” ao invés de “www” no início do domínio.

 

A seguir será exposto como os protocolos menores que integram o Wireless Application Protocol permitem a comunicação entre o referido WAP proxy e o aparelho cliente.

  
 Esquema de protocolos e níveis WAP 1.x. Extraída do trabalho [5] em http://www.wapforum.org/what/WAPWhite_Paper1.pdf
 

3.1 WAE - Wireless Application Enviroment           

Esta é a camada de aplicação, onde estão os softwares responsáveis por interagir diretamente com o usuário. É crucial neste nível garantir que seja independente dos outros para permitir o correto funcionamento das aplicações de diferentes fabricantes e operadoras nos mais diversos tipos de plataformas.

É nesta camada que se encontra microbrowser que realiza a “navegação” do usuário no ambiente WML, que inclui WMLScript e WTA.

Também neste nível é definido o suporte à imagens. O padrão definido para imagens é o WBMP (Wireless Bitmap), que é a versão de 1 bit (monocromática) do conhecido BMP (Bitmap).


3.2 WSP - Wireless Session Protocol           

Este protocolo determina se a sessão entre o dispositivo e a rede será “orientado a conexão” (connection-oriented) ou “sem conexão” (connectionless). O que significa dizer se um dispositivo precisa ou não manter uma “conversação” com a rede durante a sessão.

Em uma sessão “orientada a conexão”, dados são enviados nos dois sentidos entre o dispositivo e a rede. Neste caso, o WSP envia o pacote para o WTP (ver abaixo). Já numa sessão “sem conexão”, que é feita quando informação está sendo transmitida em seqüência (broadcast ou streamming) pela rede para o dispositivo, o WSP redireciona o pacote diretamente para o WDP (ver abaixo).

Este protocolo tem como principal característica ser uma forma binária do HTTP, assim, ele é compatível com as funções do HTTP/1.1. Ele faz uso dos cabeçalhos de conteúdo do HTTP, definindo o tipo do conteúdo, codificação do conjunto de caracteres entre outros. Apesar disso, com o intuito não sobrecarregar o protocolo, codificações compactas binárias são usadas para cabeçalhos conhecidos, uma vez que a capacidade de negociação do WSP pode estender o conjunto de funções com o qual ele é compatível, usando neste caso a codificação padrão. 

Outra característica diferenciada é a capacidade de suspender uma sessão enquanto ela estiver ociosa, liberando banda e economizando bateria. Para tanto, um protocolo de reconexão possibilite a continuação da sessão anterior sem o incômodo do estabelecimento de uma nova sessão.

Uma última capacidade do WSP que deve ser apresentada é o push de dados, seguro ou não, que consiste num envio contínuo e unidirecional de informação,normalmente da direção da WEB para WAP.


3.3 WTP - Wireless Transaction Protocol           

Projetado para operar de forma eficiente em cima de datagramas de redes sem fio, o WAE provê um protocolo orientado a conexão capaz de manter o tráfego de informações fluindo, em datagramas seguros ou não.

É capaz de determinar como classificar cada pedido de transação: Unidirecionais não-confiáveis, Unidirecionais confiáveis ou Bi-direcionais confiáveis.

Além disso, o WTP é caracterizado por usar trigger para confirmar o recebimento das mensagens, proporcionando segurança, e por ser capaz de realizar transações assíncronas.


3.4 WTLS - Wireless Transport Layer Secutity

Esta camada é baseada no TLS (Transport Layer Security) pertencente ao protocolo TCP/IP, o antigo SSL (Secure Sockets Layer). É capaz de checar a integridade dos dados, oferecer encriptação (privacidade), fazer autenticação do cliente e do servidor, além de detectar e rejeitar dados enviados incorretamente de forma a proteger contra erro DoS (Denial os Service).


 3.5 WDP - Wireless Datagram Protocol         

É a camada de transporte e opera logo acima dos portadores, permitindo uma grande flexibilidade de utilização do WAP em diversos tipos de redes. Isto de deve ao isolamento desta camada em relação a todas acima dela, necessitando apenas de sua adaptação para permitir ao protocolo WAP operar em várias tecnologias de portadoras diferentes.


3.6 Bearer 

É a camada física que engloba as tecnologias de transmissão de dados propriamente dita, como SMS, CDMS, TDMA, GSM, entre outros.


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