Voltar | Home | Avançar


1.0 O Que é WAP?     

A tecnologia WAP (Wireless Application Protocol) consiste em uma série de protocolos menores combinados de forma a oferecer um serviço móvel de acesso a Internet, de forma aberta e multiplataforma.

Esta tecnologia é um produto do desenvolvimento do WAP Fórum. Esta associação foi criada pela indústria de tecnologia, em Dezembro de 1997, compreendendo mais de 200 membros (entre eles Nokia, Motorola e Ericsson), com o objetivo de unir as empresas do segmento wireless para garantir a interoperabilidade dos produtos, assim como o crescimento de mercado sem fio. Pode-se dizer que esta organização foi responsável por desenvolver de fato os padrões para a comunicação sem fio e para os serviços de telefonia celular digital. Hoje, este grupo se juntou ao OMA (Open Mobile Alliance), organização que reúne diversas associações e fóruns de desenvolvimento de tecnologia da informação (TI).

Quando de sua criação, no ano de 1998, o WAP foi motivado pela crescente demanda da população mundial, leia-se os países desenvolvidos, de obter remotamente o mesmo tipo de acesso que já era possível ter nos domicílios e empresas, a Internet. Com seu alcance global e sua imensa aplicabilidade, era irrefutável a idéia de permanecer on-line mesmo estando em trânsito ou realizando outras tarefas.

Baseado nisto, o WAP começou a ser concebido e logo ficaram evidentes as dificuldades a serem superadas para a implementação deste protocolo. Os aparelhos celulares, assim como PDA’s e organizadores pessoais, têm por sua natureza a necessidade de serem portáteis. Isto implica na limitação de seu tamanho e consequentemente de sua bateria, visor, memória e processamento. Por outro lado, a comunicação sem fio trouxe diversos outros problemas, como a reduzida largura de banda, a menor estabilidade de conexão e a preocupação com a segurança dos dados.

Conhecendo estes fatores, veremos a seguir como estes problemas foram contornados através da apresentação da arquitetura WAP e suas características. 

Diferença do modo de acesso móvel e fixo. Extraída do trabalho [3] em http://www.ericsson.com/ericsson/corpinfo/publications/review/2000_01/files/2000012.pdf


Voltar | Home | Avançar