7.1 Posicionamento
Entre as aplicações mais comuns do UWB para posicionamento, estão as medidas de distância e de posição; rastreamento em tempo real para espaços abertos ou fechados; e a navegação para espaços abertos ou fechados.
De acordo com os resultados divulgados pela empresa Multispectral Solutions, a acurácia para uma largura de banda de 400Mhz e pulsos de largura de 2.5ns é melhor do que 30 cm para espaços fechados e melhor que 10 cm para espaços abertos. Em termos de alcance, o UWB pode ser utilizado para localizações em espaço aberto em cerca de 2 km e para espaço fechado cerca de 100 m (levando em consideração uma atenuação de 5 a 25 dB/ parede atravessada).
Para fazer estas medições é necessário posicionar alguns conjuntos de transmissores e receptores UWB, que realizarão o rastreamento do objeto desejado. Combinando as posições relativas de todos os transmissores é possível dizer a posição do objeto rastreado.
graphic
Em comparação com o GPS, o UWB apresenta diversas vantagens, inclusive funcionando em áreas que o GPS não funciona. Ao contrário do GPS, o UWB não necessita de um canal separado de rádio para fazer a distribuição das informações de posição. Além disso, por ter uma largura de banda muito maior que a do GPS (1 GHz contra 20 MHz), o UWB torna-se mais resistente ao congestionamento de informação. Além disso, podemos dizer que é muito mais simples obter alta acurácia com um sinal cujo caminho é de 100m do que com um sinal cujo caminho é de 20 mil quilômetros, como no caso do GPS.