5.0 - RTSP

O RTSP ou Protocolo de Fluxo Contínuo em Tempo Real (Real-Time Streamins Protocol - RFC 2326) é um protocolo de domínio público que permite a interação cliente-servidor entre a fonte do fluxo de mídia a taxa constante (servidor) e o usuário (transdutor). Essa interatividade vem da necessidade do usuário ter um maior controle sobre a reprodução da mídia no transdutor.
As funcionalidades do RTSP resumem-se às manipulações de execução do arquivo similarmente às funcionalidades que um aparelho reprodutor de CD disponibiliza para se ouvir música gravada – ele permite que um transdutor controle a corrente de mídia através de comandos de:


Figura 4 – RTSP: troca de mensagens.
 

 Funcionalmente, o RTSP não encapsula os comandos no mesmo pacote de transmissão de mídia, ele os envia paralelamente, em portas diferente – semelhantemente ao FTP. Assim, o RSTP é chamado de protocolo fora da banda. A banda é considerada como sendo o canal de transmissão da mídia.
Cada sessão RTSP possui um identificador atribuído pelo servidor. O cliente inicia a sessão RTSP com uma requisição de SETUP ao passo que o servidor a responde com um identificador (requisição RTSP SETUP). O cliente então fornecerá esse identificador para cada requisição que fizer até que feche a sessão com uma requisição TEARDOWN – ver figura X. Em tempo: o início da transmissão da mídia acontece quando o transdutor envia uma requisição de RTSP PLAY.
Em termos de aplicabilidade, o RTSP é nitidamente eficiente ao atuar sob servidores sob demanda e apresenta várias aplicações.


PRÓXIMO
ANTERIOR
 PRINCIPAL