Tipos de Conexão

 

Dispositivos em uma rede local virtual podem ser conectados de três maneiras diferentes, levando-se em consideração se estem suportam ou não o padrão IEEE 802.1Q (VLAN-aware ou VLAN-unaware). São elas:

  • Enlace tronco (Trunk Link)

Todos os dispositivos conectados a um enlace deste tipo, incluindo estações de trabalho, devem, obrigatoriamente, ter suporte à VLANs, isto é, serem dipositivos VLAN-aware. Todos os quadros em um trunk link tem de possuir um rótulo VLAN (mais detalhes em "classificação de quadros").

  • Enlace de Acesso (Access Link)

Um enlace de acesso conecta um dispositivo sem suporte a VLAN a uma porta de uma ponte/comutador VLAN-aware. Todos os quadros neste tipo de enlace, obrigatoriamente, não devem possuir rótulo (mais detalhes em "classificação de quadros").

O dispositivo sem suporte pode ser um ou vários segmentos de uma rede local convencional contendo outros dispositivos também sem suporte ao IEEE 802.1Q.

  • Enlace Híbrido (Hybrid Link)

Este é uma combinação dos dois enlaces anteriores. Em um enlace híbrido são conectados tanto dispositvos com suporte a VLANs, quanto os sem.

Num enlace desta natureza pode haver quadros com (tagged frames) e sem rótulo (untagged frame), mas todos os quadros para uma VLAN específica tem de ser com rótulo VLAN ou sem rótulo.

Vale lembrar que para situações de identificação os quadros com rótulo de prioridade são tratados como "sem rótulo".

Uma rede pode possuir uma combinação dos três tipos de enlace anteriormente referidos.

 

[Anterior]

 

 

 

[Voltar para o índice]

 

 

 

[Próxima]