Introdução

 

Neste últimos anos, estamos presenciando uma revolução nas formas de comunicação entre pessoas. É a chamada Revolução da Informação, cuja ocorrência se deu, principalmente, em virtude do desenvolvimento dos computadores pessoais (PC - Personal Computers) e das redes de computadores.

O papel das redes é fundamental. Atualmente, a Internet (rede mundial de computadores) é a principal forma de difusão da informação, possuindo centenas de milhões de usuários em todo o mundo.

Neste contexto também estão inseridas as Redes Locais (LANs - Local Area Networks), presentes em maior número nas empresas e universidades.

Classicamente, define-se redes locais como um sistema de comunicação de dados confinado a uma área geográfica limitada, possuindo altas taxas de transmissão, de acordo com a tecnologia utilizada.

Entretanto, alternativamente, diz-se que uma LAN é "um único domínio broadcast"[3]. Ou seja, é o conjunto de todos os dispositivos que irão receber quadros de broadcast originários de qualquer dispositivo pertencente a este mesmo conjunto.

Os domínios de broadcast são tipicamente delimitados por roteadores, já que estes não encaminham quadros deste tipo.

As VLANs são uma solução alternativa ao uso de roteadores para conter o tráfego broadcast, já que estas segmentam as redes locais em diferentes domínios desta natureza, como veremos adiante.

Elas aumentam tanto o desempenho,  conservando a largura de banda, quanto a segurança de uma rede local, limitando o tráfego a domínios específicos.

Iniciaremos o trabalho definindo o que é uma VLAN, mostrando onde e porque estas devem ser utilizadas. Em seguida analisaremos as formas de implementação de uma rede local virtual, detalhando cada um dos casos. Passaremos então a tratar do processamento, classificação, marcação e encaminhameto dos quadros, para em seguida comentarmos sobre as formas de conexão de dispositivos.

Por fim, apresentaremos um exemplo prático de uma rede local virtual implementada no Grupo de Teleinformática e Automação (GTA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assim como as perguntas relativas a apresentação deste trabalho.

 

[Anterior]

 

 

 

[Voltar para o índice]

 

 

 

[Próxima]