O que é o Samba

 

Samba é um conjunto de aplicativos UNIX que se comunicam através do protocolo SMB (Server Message Block). Vários sistemas operacionais, incluíndo Windows e OS/2, usam o SMB to perform client-server networking. Suportando este protocolo, o Samba permite que servidores Unix entrem em cena já que estarão se comunicando com o mesmo protocolo de rede de produtos para o Microsoft Windows. Portanto uma máquina rodando um servidor de Samba pode ficar mascarado em uma rede Microsoft oferecendo os seguintes serviços:

 

O Samba é o menino prodígio de Andrew Tridgell, que atualmente coordena o seu desenvolvimento. Este projeto começou em 1991 quando Andrew criou um programa servidor de arquivos para sua rede local que suportava um protocolo DEC da Digital Pathworks. Apesar de não saber na época este protocolo seria o SMB. Algum tempo depois de começar a distribuir seu servidor sob o nome de SMB server descobriu-se que este nome já pertencia ao produto de outra empresa foi quando ele tentou o seguinte no Unix :

 

grep -i 's.*m.*b' /usr/dict/words

 

e a resposta foi :

 

salmonberry samba sawtimber scramble

 

daí o nome Samba.

 

 Hoje o conjunto de aplicativos Samba revolves around a pair de daemons Unix que proveêm recursos compartilhados para clientes SMB na rede. Estes recursos são também usualmente chamados de serviços. Os daemons são:

 

 

smbd

Permite o compartilhamento de arquivos e impressoras em um rede SMB e autenticação e autorização para clientes SMB. 

 

nmbd

Procura pelo Windows Internet Name Service (WINS) e o assiste na navegação

 

 

A Microsoft também contribuiu neste material colocando as definições do protocolo SMB e do CIFS (Common Internet File System) como um RFC (Request for Comments). O protocolo CIFS é uma nova versão do SMB que será utilizado nos produtos da família Windows – ambos os termos são utilizados.

Voltar