REDES 802-11 (Camada de Enlace)

(continuação-5)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

[Alencar98]

ALENCAR, Marcelo Sampaio de Alencar. "Telefonia Digital". São Paulo, Érica, 1998.

 

[Camara00]

CÂMARA, Daniel Câmara. "Proposta para Cobertura de Área de Sombra em Redes Wireless", UFMG, 2000.

 

[IEEE802.11a]

IEEE Doc. IEEE P802.11-96/49C. "802.11 Tutorial – 802.11 MAC Entity: MAC Basic Access Mechanism Privacy and Access Control". U.S.A., 1996.

 

[IEEE802.11b]

IEEE Standard 802.11. "The IEEE 802.11 Standard". U.S.A., 1997.

 

[IEEE802.11c]

IEEE Standard 802.11. "The IEEE 802.11b Standard". U.S.A., 1998.

 

[Soares95]

SOARES, L. F. G. Et al. – "Redes de Computadores - Das LANs, MANs e WANs às redes ATM" - Ed. Campus – 1995.

[Tenenbaum96]

TENENBAUM, Adrew S. "Redes de Computadores", Editora Campus, 1996.

Schiller Schiller, Jochen. Mobile Communications, Editora Addison-Wesley

 


BIBLIOGRAFIA

 

 

AREIAS, Gonçalo Menezes, Wireless IP, Universidade do Minho, 1999.

 

 

ARNETT, Matthew Flint; DULANEY, Emmett; HARPER, Eric et al. Desvendando o TCP/IP. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

 

 

DUARTE, Emeide Nóbrega; NEVES, Dulce Amélia de B.; SANTOS, Bernadete de L. O. dos. Manual técnico para realização de trabalhos monográficos: dissertações e teses. 4 ed. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2001. 96 p.

 

 

FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 4 ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

 

 

JOHNSON, David B., Maltz David A., Dynamic Source Routing in Ad Hoc Wireless Networks, 1996.

 

 

MATEUS, Geraldo Robson, Loureiro, Antonio Alfredo, Introdução à Computação Móvel,   11a Escola de Computação, Rio de Janeiro, 1998.

 

 

MATHIAS, André Pimenta, “IEEE 802.11 – Redes Sem Fio”, UFRJ, 2000.

 

 

MENEZES, Rodrigo Saldanha, “IEEE 802.11 – Wireless”, UFRJ, 2000.

 

Danilo Rangel de Arruda Leite, http://sites.uol.com.br/helyr/colaboradores.html 

 

Carlos E. Morimoto, Sítio Guia do Hardware.Net

Perguntas:

1) Que vantagens uma rede sem fio apresenta sobre uma rede convencional com fios?

R:Flexibilidade;uma vez que ondas de rádio podem atravessar paredes, assim os receptores e transmissores podem ser colocados em qualquer lugar, até mesmo escondidos, dentro de paredes. Versatilidade; poder interligar os PCs sem precisar passar cabos pelas paredes. Tanto os notebooks quanto handhelds e as futuras webpads podem ser movidos livremente dentro da área coberta pelos pontos de acesso sem que seja perdido o acesso à rede.

2) Do ponto de vista da segurança, quais são os problemas de WLANS 802.11? Quais são os sistemas implementados para corrigir (atenuar) tais problemas?

R: Com um transmissor irradiando os dados transmitidos através da rede em todas as direções, um ponto de acesso instalado próximo à janela da sala provavelmente permitirá que um vizinho a dois quarteirões da sua casa consiga captar o sinal da sua rede. A primeira linha de defesa é o ESSID (Extended Service Set ID), um código alfanumérico que identifica os computadores e pontos de acesso que fazem parte da rede. O WEP, abreviação de Wired-Equivalent Privacy, promete um nível de segurança equivalente à das redes cabeadas. O WEP de encripta os dados transmitidos através da rede utilizando chaves de 64 (40+24) ou de 128 (104+ 24) bits. RADIUS, este é um padrão de encriptação proprietário que utiliza chaves de encriptação de 128 bits reais, o que o torna muito mais seguro que o WEP.

3) Cite algumas desvantagens que uma rede sem fio apresenta sobre uma rede convencional com fios?

R: Velocidade mais baixa, custo bem mais elevado, mais sujeitas a interferências, taxas de erros maiores se comparada a fibra ótica,  questões de segurança,etc.

4) O que é o problema de uma estação perdida/escondida, e como o padrão IEEE 802.11 tenta resolve-lo?

R: O problema ocorre quando uma estação fica incomunicável por um período de tempo com o AP (ponto de acesso) por qualquer razão. A solução é da seguinte forma:  Quando um AP tenta comunicar-se com uma estação inúmeras vezes sem obter resposta, ele envia um pedido para todas as outras estações sob sua área de cobertura, as quais  por sua vez tentam se comunicar com a estação perdida, se esta responde, as estações que ouvirem esta resposta "se oferecem" ao AP para funcionar como ponte. O AP escolhe a melhor opção de comunicação entre ele a estação perdida, restabelecendo a comunicação. Se o AP conseguir se comunicar posteriormente com a estação, ele deixa de usar a ponte.

5) O que se entende por redes Ad Hoc e Redes com infra-estrutura?

R: Uma rede Ad Hoc é um sistema onde as comunicações são estabelecidas entre várias estações de uma mesma área (célula), sem o uso de um ponto de acesso ou servidor e sem a necessidade de infra-estrutura.

Uma rede Cliente/Servidor é sistema com infra-estrutura onde várias células fazem parte da arquitetura, e estações se comunicam com estações de outras células através de pontos de acesso usando um sistema de distribuição.

 

  

[Página anterior]