Sincronização
 
Cada nó de uma rede 802.11 mantém um relógio interno. Para sincronizar os relógios de todas as estações, o IEEE 802.11 especifica uma função de sincronização de tempo. Como veremos mais adiante, a sincronização dos relógio é necessária para o gerenciamento de energia, mas também para coordenação do PCF. Usando PCF, o relógio local de uma estação pode prever o início de um superquadro.

Dentro de uma BSS, a temporização é coberta por uma transmissão (quase)periódica de um quadro de beacon. Um beacon contém um timestamp e outras informações usadas para o gerenciamento de energia e roaming (exemplo: identificação do BSS). O timestamp é usado por uma estação para ajustar seu relógio local. Uma estação não é requerida para estar constantemente ajustando seu relógio; entretanto, de tempo em tempo o relógio interno deve ser ajustado. A transmissão do quadro de beacon não é sempre periódica já que ela é adiada se o meio estiver ocupado. A figura abaixo mostra exatamente isso.

Já numa rede Ad Hoc, a situação é mais complicada, já que não existe um AP para transmitir o quadro de beacon. Nesse caso, cada estação mantém sua própria temporização e a sincronização é estabelecida pela transmissão de uma das estações (a que conseguir transmitir seu quadro depois de concorrer com as outras pelo acesso ao meio).
 

 

 

[VOLTAR PARA O ÍNDICE] [PRÓXIMO]