Roaming
 
Redes sem fio típicas dentro de prédios requerem mais que apenas um AP para cobrir todos os ambientes. Dependendo do material com que são feitas as paredes, um AP tem um raio de transmissão que varia de 10 a 20 metros, se a transmissão for de boa qualidade. Se um usuário passeia com uma estação (aparelho sem fio), a estação tem que se mover de um AP para outro. A movimentação de um AP para outro é chamada de roaming. Os passos para um roaming entre APs seguem abaixo:
  • Uma estação decide quando uma conexão com um determinado AP está muito ruim. Essa estação começa, então, a procurar por outro AP.
  • A procura envolve uma busca ativa por outra BSS. IEEE 802.11 especifica dois tipos de procura: passiva e ativa. Na procura passiva, a estação simplesmente observa o meio para encontrar sinais de sincronização provenientes de outros possíveis APs. Já a procura ativa compreende a emissão de uma sonda em cada canal e a espera por uma resposta. A resposta à uma sonda contém a informação necessária para a estação se juntar ao novo BSS.
  • A estação então escolhe o melhor AP para roaming baseado, por exemplo, na clareza do sinal, e envia um requerimento de associação para o AP selecionado.
  • O novo AP responde com uma resposta de associação. Se a resposta é positiva, a estação é tranferida para o novo AP. Caso contrário ela continua procurando por outro AP.
  • O AP aceitando o requerimento de associação indica a nova estação dentro de seu BSS para o sistema de distribuição (DS). O DS então realoca sua base de dados que contém a localização corrente das estações. Essa base de dados é necessária para transmissão de quadros entre diferentes BSSs.
     
     

     

[VOLTAR PARA O ÍNDICE] [PRÓXIMO]