Quadros do MAC
 
A figura abaixo mostra a estrutura básica de um quadro da camada MAC do padrão IEEE 802.11. 

controle do quadro duração ID end.1 end.2 end.3 controle seqüência end.4 dado CRC
  • Controle do quadro (2 bytes): os dois primeiros bytes servem para muitas coisas, portanto contém muitos sub-campos. Estes campos indicam a versão do protocolo, o tipo de quadro (controle, dados, gerenciamento), se o quadro está fragmentado,  informações privadas, e os 2 bits DS (distribution system) que indicam o significado dos quatro campos de endereço. 
  • Duração ID (2 bytes): para o mecanismo de reserva virtual usando RTS/CTS e fragmentação, o campo de duração contém o período de tempo que o meio vai ficar ocupado. 
  • Endereço 1 a 4 (6 bytes cada): os quatro campos contém o endereço MAC padrão IEEE 802.11, como eles são conhecidos nos outros 802.x LANs. O significado de cada endereço depende dos bits DS do campo de controle de quadro e será explicado mais adiante. 
  • Controle de seqüência (2 bytes): uma seqüência de números é usada para evitar quadros de ACK duplicados. 
  • Dado (0 até 2312 bytes): contém um número de bytes arbitrário, que é transferido transparentemente do emissor para o receptor ou receptores. 
  • CRC (4 bytes): checksum – é usado para proteger o quadro de possível erros na tranmissão 

Os quadros podem ser transmitidos entre estações, entre estações e um AP, e entre um AP e um sistema de distribuição (DS). Dois bits dentro do campo de controle do quadro, “to DS” e “from DS”, diferenciam estes casos e então controlam o significado dos quatro endereços usados. A tabela abaixo mostra exatamente isso. 


to DS from DS end.1 end.2 end.3 end.4
0 0 DA SA BSSID
0 1 DA BSSID SA
1 0 BSSID SA DA
1 1 RA TA DA SA

O endereço1 identifica o receptor físico do quadro. Baseado nesse endereço, uma estação ou AP pode decidir se o quadro é relevante ou não para ele. O endereço2 representa o emissor físico do quadro. Essa informação é importante porque o emissor é também o receptor do sinal de ACK. Os outro dois endereços representam o emissor ou receptor lógico do quadro. 
 

  • Rede Ad Hoc: se ambos os bits DS estão zerados, o quadro constitui uma mensagem que é enviada entre dois nós sem fio sem um sistema de distribuição envolvido. DA (destination address) indica o endereço do destinatário e SA (source address) indica o endereço da fonte do quadro, que são identificados pelo receptor físico e pelo emissor físico, respectivamente. O endereço3 indica o BSS (explicado na SEÇÃO), que é representado pelo BSS-ID. O quarto endereço não é usado. 
  • De um AP para uma rede com infra-estrutura: se somente o bit from DS está setado, o quadro é originado fisicamente de um AP.  DA é o receptor lógico e físico. O segundo endereço identifica o BSS e o terceiro especifica o emissor lógico, o endereço da fonte do quadro. Este caso é um exemplo de um pacote enviado de um emissor através de um AP. 
  • De uma rede com infra-estrutura para um AP: se um estação envia um pacote para outra estação através do AP, somente o bit to DS é setado. Agora o endereço1 representa o receptor físico do quadro (AP) através do indentificador BSS. O endereço2 é o emissor lógico e físico do quadro, enquanto que o endereço3 indica o receptor lógico. 
  • Rede com infra-estrutura, dentro de um DS: para pacotes transmitidos entre dois APs através de uma sistema de distribuição, ambos bits são setados. O endereço1 indica o endereço do receptor (RA-receiver address) que representa o endereço MAC do AP receptor. Da mesma maneira, o endereço2 identifica o AP emissor (TA-transmitter address) dentro de um sistema de distribuição. Os outros dois endereços são necessário para identificar o destinatário original (DA) do quadro e a fonte original (AS) do quadro. 
 

 

[VOLTAR PARA O ÍNDICE] [PRÓXIMO]