Introdução
 
Hoje em dia, cresce espantosamente o número de pessoas que buscam estar conectadas com o mundo inteiro o tempo todo. Para esses usuários, cabo coaxial, par trançado e fibra óptica não são suficientes. Eles precisam obter o máximo de transferência de dados através de seus laptop, notebook,  ou palmtop sem estarem amarrados (fisicamente conectados) com a infra-estrutura de comunicação terrestre. Para esses usuários, comunicação através de Redes sem Fio (“Wireless”) é a única solução. 

Algumas pessoas chegam a acreditar que, no futuro, existirá apenas dois tipos de comunicação: fibra óptica e Redes sem Fio. Toda comunicação fixa seria feita através de fibra óptica. Enquanto que toda comunicação móvel usaria Wireless.

Concluindo: Rede sem Fio é um sistema flexível de comunicação implementado como uma extensão ou uma alternativa para as tradicionais redes cabeadas. Esse tipo de rede vem ganhando forte popularidade e cada vez mais vem sendo utilizada em ramos como saúde, varejo, manufatura e pelo setor  de educação. A dispensa dos cabos é um dos principais atrativos que leva a diversas vantagens e também a algumas desvantagens. 

Se há necessidade de se implementar uma rede em uma região de difícil acesso (como por exemplo montanhas, florestas ou pântanos), uma Rede sem Fio provavelmente é a melhor saída. E é justamente por isso que a moderna comunicação digital sem fio começou nas ilhas do Hawaii, onde grandes extensões de mar separam os usuários, e o sistema telefônico tradicional era inadequado.

Este trabalho tem como objetivo explicar um padrão de Rede Local sem Fio (WLAN – Wireless Local Area Network) desenvolvido pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers),  o chamado IEEE 802.11.

 

 
[VOLTAR PARA O ÍNDICE] [PRÓXIMO]