Canais de transmissão
 
Numa Rede sem Fio os dados são enviados "através do ar" em canais de freqüência de rádio, infravermelho ou laser.

O infravermelho é pouco usado. Sua faixa de freqüência fica logo abaixo da freqüência da luz visível. Os sinais transmitidos devem ser bem fortes, de alta intensidade para não permitir a interferência da luz externa. Pode-se conseguir altas taxas de transmissão chegando em 10 Mbps. A distância máxima de comunicação não ultrapassa uns 30 metros mesmo com dispositivos bem potentes da atualidade.

Pode-se utilizar a transmissão por infravermelho com feixe direto (linha de visada desobstruída), semelhante à comunicação dos controles remotos das televisões caseiras, ou com radiação a todas as direções por reflexão em superfícies e teleponto óptico (lentes) de banda larga.

Já o laser pode alcançar distâncias de 200 a 300 metros com visada direta. Ele pode ser utilizado para conectar duas Redes sem Fio, cada uma cobrindo, por exemplo, um prédio.

As freqüências de rádio (radiodifusão) são as mais utilizadas em redes de computadores. Por sua natureza, ela é adequada tanto para ligações ponto a ponto quanto para ligações multiponto. As Redes sem Fio, baseadas em radiodifusão, são uma alternativa viável onde é difícil, ou mesmo impossível, instalar cabos metálicos ou de fibra óptica. Seu emprego é particularmente importante para comunicações entre computadores portáteis em um ambiente de rede local móvel.

A radiodifusão também é utilizada em aplicações onde a confiabilidade do meio de transmissão é requisito indispensável. Um exemplo drástico seria em aplicações bélicas, onde, por exemplo, o rompimento de um cabo poderia paralisar todo um sistema de defesa.

 

 
[VOLTAR PARA O ÍNDICE] [PRÓXIMO]