O que é criptografia?


        Criptografia é a ciência que usa matemática para encriptar e desencriptar dados. A criptografia possibilita que você guarde importantes informações ou transmita elas através de redes inseguras (como a Internet) de tal forma que a informação não pode ser lida a não ser pelas pessoas que é pretendido.

        Enquanto que criptografia é a ciência que está relacionada a segurança de dados, criptanálise é a ciência que analisa e quebra informações seguras. Criptanálise clássica envolve uma combinação de raciocínio analítico, aplicação de ferramentas matemáticas, procura de padrões, paciência, determinação e sorte.

        Existem dois tipos de criptografia neste mundo: criptografia que vai impedir que seu irmão mais novo leia seus arquivos e existe criptografia que impede que as maiores autoridades governamentais leiam seus arquivos. Um bom livro de criptografia é o livro: --Bruce Schneier, Applied Cryptography: Protocols, Algorithms, and Source Code in C. Criptografia pode ser forte ou fraca, como se explicou acima. A força de criptografia é medido com o tempo e recursos que se exige para recuperar os dados. O resultado de criptografia forte é o texto(dado) cifrado que é muito difícil decifrar sem possessão da ferramenta apropriada para decodificação. Como difícil? Dado todo do poder de computação de hoje e tempo disponível —até mesmo um bilhão de computadores que fazem um bilhão de cheques por segundo— não é possível decifrar o resultado da criptografia forte antes do fim do universo. 

        Uma pessoa pensaria, então, que a criptografia forte seria quase 100% segura contra até mesmo um criptanalista extremamente determinado. Ninguém provou que a encriptação mais forte alcançável hoje será segura o suficiente amanhã por causa do aumento constante do poder de computação. Porém, a criptografia forte empregada por PGP é a melhor disponível de hoje.

Como criptografia funciona?

        Um algoritmo de criptografia é uma função matemática usada no processo de encriptação e de desencriptação. Um algoritmo de criptografia trabalha em conjunto com uma chave—uma palavra, numero, ou frase—para encriptar os dados . Os mesmos dados podem gerar diferentes dados encriptados usando chaves diferentes, ou seja, se mudarmos a chave, para um mesmo conjunto de dados geramos dados encriptados diferentes. A segurança de dados encriptados é
completamente dependente em duas coisas: a força do algoritmo de criptografia e o segredo da chave.

        Um algoritmo de criptografia, mais todas possíveis chaves e todos os protocolos que faz isto funcionar é um sistema de criptografia. PGP é um sistema de criptografia.


voltar

Principal

avançar