XML - Extensible Markup Language
Noções de HTML
 

Introdução

 

Na internet atualmente quase todas as páginas se resumem em HTML (HyperText Markup Language). O termo hypertext é definido por textos que têm links para outros textos. Já o termo markup language define anotações para a estrutura de um texto. O design de documentos html tem duas características importantes: 

1. Documentos html são feitos para prover estrutura lógica da informação destinada à apresentação de páginas da rede mundial de computadores. 

2. A linguagem html contém um conjunto de tags com um número fixo para definir a estrutura do documento, e cada tag tem a sua semântica já definida. O CSS (Cascading Style Sheets) permite a separação da estrutura lógica da aparência da página. Mas, embora o layout possa ser separadamente definido no CSS, o html é destinado especificamente para hipertexto, e não para informação em geral!

 

Evolução do HTML

Essa linguagem foi desenvolvida em 1992 por Tim Berners Lee e Robert Caillau no CERN, que é o Centro Europeu de Pesquisas de Física de Partículas. O html é um exemplo do SGML (Standard Generalized Markup Language). Originalmente o html definia estritamente a estrutura lógica de um documento, e não a sua aparência física. Mas, com a pressão dos usuários (principalmente da indústria), as versões posteriores do html foram forçadas a prover cada vez mais e mais controle da aparência do documento. Algumas datas importantes:

-1992: html foi definido 

-1993: algumas definições físicas da aparência, tabelas, formulários e equações matemáticas (HTML+)

-1994: HTML 2.0 (padrão para as características principais) e 3.0 (uma extensão do HTML+, entendido como um rascunho de padrão).

-1995 e 1996: Netscape e Internet Explorer definem seus próprios padrões e surge o HTML 3.2 baseado nas implementações correntes.

-1997: O HTML 4.0 é desenvolvido separando a apresentação da estrutura com style sheets (folhas de estilo).

-1999: Definição do HTML 4.01 (suaves modificações da versão anterior).

-2000: O XHTML 1.0 é criado, o qual consiste de uma versão XML do HTML 4.01.

 Seção anterior
 Próxima seção
 Volta para a página inicial