XML - Extensible Markup Language
 

Perguntas e respostas

 

Aqui estão listados as 5 principais perguntas e respostas escolhidas por mim em relação a esse trabalho sobre XML. Muito embora algumas sejam simples, é de fundamental importância que o leitor saiba as respostas (principalmente porque isso pode cair na prova, hehehe).

1- O que é XML ?

Extensible Markup Language (XML) é uma linguagem desenvolvida para a descrição de dados (conteúdo). O XML permite a criação de formatos únicos para a descrição de dados de aplicações específicas (ex: descrição de equações matemáticas com o MathML). O XML possui a importante característica de ser extensível, permitindo que novas tags de marcação sejam criadas por quem utiliza o XML (principalmente desenvolvedores). 

2- O XML vai levar a linguagem HTML à extinção?

O que muito se espera do XML é que ele não substitua o HTML mas sim seja usado em conjunto com o mesmo. Os documentos seriam descritos em XML e convertidos para HTML no momento da visualização, por exemplo.

3- Então o que diferencia o XML do HTML?

A resposta é simples:a linguagem XML é destinada à descrever o conteúdo de um documento, e a linguagem HTML tem como objetivo definir a formatação do mesmo, ou seja, o XML define o assunto, e o HTML define como ele será exibido ao usuário.

4- Quais são os benefícios de se adicionar o XML ao HTML?

Os principais benefícios são:

  • O XML permite múltiplas formas de visualização. Isso permite que um único documento possa ser apresentado de diversas formas, de acordo com o gosto do usuário ou de acordo com as configurações da aplicação em uso. Essa múltipla visualização é processada localmente, no cliente.

  • O XML permite a integração de dados estruturados de diversas fontes, tais como bancos de dados. Essa integração pode ser feita em um servidor intermediário, e os dados estarão disponíveis para clientes ou outros servidores.

  • Por ser extensível, o XML pode descrever dados de uma enorme variedade de aplicações (registro de dados, notícias, transações comerciais, etc...) e por ser possuir tags auto-descritivas não precisa de uma descrição de contexto acoplada ao documento como o HTML.

  • O XML permite atualizações granulares, evitando que uma simples modificação em um documento resulte na necessidade de atualização completa do mesmo.

5- Então em quais aplicações Web, em princípio, poderemos encontrar documentos XML?

Por ser o XML extensível e auto-descritivo ele pode ser utilizado em qualquer lugar que haja a necessidade de troca de dados ou simplesmente distribuição dos mesmos. Inicialmente estima-se que o XML seja muito usado para descrever informações sobre páginas HTML. Mais adiante, aplicações como transações financeiras, notícias, informações sobre tempo, registros de dados, bibliotecas e muitas outras serão possíveis usuárias do XML.

 

 Seção anterior
 Volta para a página inicial