XML - Extensible Markup Language
Inserindo XML em documentos HTML
 

Apresentando dados XML via HTML

 

Um documento XML não indica por si só como a informação deve ser visualizada.

Os dados simplesmente contém os fatos (do tipo quem ordenou um livro e por qual preço). Já o HTML é uma linguagem ótima para a apresentação de dados para o usuário final. Um bom exemplo seria um empregado de uma livraria virtual acessando os registros de dados para encontrar as listas de entrada de pedidos. Tais dados poderiam estar sendo representados em XML e a visualização dos mesmos em HTML. Este tipo de livraria precisaria que o seu servidor convertesse os registros de XML para HTML. Isso também poderia ser feito pelo próprio navegador do usuário.

Os mecanismos de ligação de dados e folhas de estilos podem ser usados para organizar os dados XML em uma apresentação visual, e para adicionar interatividade. A ligação de dados (data binding) é um aspecto do HTML Dinâmico (DHTML), a qual move itens individuais de dados de uma fonte de informação (por exemplo XML) para uma apresentação HTML, permitindo que o HTML seja usado como um modelo de exibição de dados XML. Isso é parecido com uma ligação de mensagens em processamento de palavras.

O XSL (Extensible Stylesheet Language) pode adicionar poderes ainda maiores à esse processo. Uma folha de estilos XSL contém instruções de como retirar informação de um documento XML e transformá-la para outro formato, como o HTML. Essa transformação é feita de forma declarativa, e não via scripts. E mais, o XSL usa o XML como sua sintaxe, o que evita que autores de documentos XML tenham que aprender outro tipo de linguagem de marcação de dados.

Os Cascade Style Sheets (CSSs) também podem ser usados para dados XML, só que de estrutura mais simplificada, e são usuais em tais situações. Entretanto, os CSSs não provém uma estrutura de apresentação que se difere da estrutura da fonte de dados. Com o XSL, é possível gerar estruturas de apresentação (em HTML, por exemplo) que são bem diferentes das estruturas de dados originais dos documentos XML, como mostrado a seguir.

Transformando dados estruturados em XML para uma apresentação.

O XSL é a ferramenta que realizará tal transformação. O XSL provê independência semântica e estrutural do conteúdo e da apresentação.
 Seção anterior
 Próxima seção
 Volta para a página inicial