O NFV permite adaptabilidade da configuração da rede sob demanda de seus usuários, pois as funções de redes podem ser alocadas a servidores diferentes e em quantidades diferentes permitindo um melhor balanceamento de carga entre os servidores. Em consequência dessa otimização da rede em tempo real, as provedoras podem minimizar seus custos de energia devido a utilização eficiente dos seus servidores.
Outro benefício para o cliente é a rápida instalação de serviços para usuários, pois a maior parte é disponibilizado pela nuvem, necessitando poucos dispositivos para completar a implantação dos serviços e devido a implementação NFV rodar em qualquer servidor, não há necessidade do cliente final comprar toda a infraestrutura necessária para a implementação agilizando a relação e o estabelecimento de novos funções entre a provedora do serviço e o cliente.
A provedora por sua vez tem seus custos reduzidos no Hardware, a utilização de componentes “off the shelf” que custam muito menos ao invés de produtos específicos/proprietários e consequentemente mais caros, com manutenção mais complexas e monopolizadas pelas fabricantes. A implementação de software livre diminui o custo total da implementação já que não é necessário pagamento pela função de rede.
Além disso, NFV possibilita redução do time-to-market, que é o tempo de disponibilização de uma tecnologia ao mercado, e melhora a manutenção em geral, pois as atualizações e verificações dos serviços podem ser feitas diretamente nos servidores da provedora tornando desnecessário visitas ao cliente para possíveis manutenções.