5G

A 5ª geração de rede sem fio


Potenciais casos de uso do 5G

Para a concretização do que chamamos de 5G, é necessário que este permita aos usuários realizar ações que as redes atuais não permitem. Temos, assim, alguns casos de uso possíveis somente nesta geração de rede.

1 - Realidades Virtual e Aumentada e Internet Tátil

Estas tecnologias têm grande número de casos em potencial tanto na indústria de entretenimento (jogos) quanto em cenários práticos como fabricação e medicina, além de poder se estender a tecnologias vestíveis. Um exemplo seria uma operação realizada por um robô controlado remotamente por um cirurgião do outro lado do mundo. Este tipo de aplicação requereria tanto alta largura de banda quanto baixa latência, o que está além das capacidades das redes existentes.

2 - Direção autônoma/Veículos conectados

Permitir que veículos se comuniquem com o mundo exterior pode resultar num uso consideravelmente mais eficiente e seguro da infraestrutura de estradas existente. Hipoteticamente, veículos conectados a uma mesma rede contendo um sistema de gerenciamento de tráfego poderiam viajar a velocidades muito maiores e muito mais próximos uns dos outros com risco quase nulo de acidentes - especialmente se forem veículos autônomos.

3 - Escritório sem fio na nuvem/Videoconferência de múltiplos usuários

Redes de alta largura de banda têm o potencial de tornar real o conceito de escritório sem fio na nuvem, com capacidade de armazenamento suficiente para tornar estes sistemas ubíquos. Entretanto, estas aplicações já existem e seus requisitos já são alcançados por redes 4G. Apesar do aumentado esperado na demanda por tais serviços, eles não requerem latências particularmente baixas e, portanto, podem continuar sendo providas pelas tecnologias existentes. Outro caso em potencial - videoconferência com múltiplos usuários - requer latências menores, mas que também podem ser atingidas com tecnologia 4G.

4 - Conectividade Máquina para Máquina (M2M)

M2M já é amplamente utilizada, mas suas possibilidades de uso são quase infindáveis. Típicas aplicações M2M são encontradas em sistemas conectados domésticos (termostatos inteligentes, detectores de fumaça, etc), sistemas de telemetria de veículos, eletrônicos de consumo e monitores de saúde. No entanto, a grande maioria dos sistemas M2M transmite baixos níveis de dados e frequentemente não requer alta precisão temporal. Muitos operam em redes 2G, de modo que não há um caso de uso claro para redes 5G em M2M por enquanto.

Entendendo melhor


Introdução

Leia sobre

Limitações dos serviços convencionais

Leia sobre

O que é 5G

Leia sobre

Potenciais casos de uso

Leia sobre

Desafios no desenvolvimento

Leia sobre

Arquiteturas para o futuro

Leia sobre

Metodologias e Tecnologias

Leia sobre

Conclusão

Leia sobre

Perguntas e Referências