5G

A 5ª geração de rede sem fio


Perguntas


1 - Quais as principais características que a tecnologia 5G deve aprimorar em relação ao 4G para ser compatível com a IoT (Internet Of Things)?

Para ser compatível com a IoT, a tecnologia 5G deve garantir uma maior largura de banda (1-10 Gbps), uma latência menor (1ms), um alto incremento na largura de banda por unidade de área (1000x) e no número de usuários conectados (10-100x), altíssima disponibilidade de rede (99,999%), 100% de cobertura geográfica e maior eficiência energética.


2 - A rede 4G não pode suprir as demandas estimadas para um futuro próximo, por isso já se pesquisa a respeito do 5G. Quais as principais limitações do 4G que o impedem de suprir as demandas futuras?

O 4G não foi desenvolvido para lidar com dezenas de bilhões de dispositivos como se prevê para a próxima década. O 4G não satisfaz os requisitos de latência para aplicações de tempo real como veículos autônomos ou internet tácita.


3 - Qual o objetivo de uma estrutura de auto reconfiguração (self-healing) e qual sua importância para uma rede 5G?

Uma estrutura de auto reconfiguração deve encontrar uma macro célula ou micro célula com falha e prover uma maneira de continuar a comunicação dos usuários afetados pela célula que parou a transmissão, ajustando a transmissão para outras células na vizinhança. A capacidade de detectar e recuperar células defeituosas na rede é extremamente importante, principalmente ao lidarmos com arquiteturas densas com múltiplas camadas, que necessitam de rápida recuperação de falhas.


4 - Quais as vantagens da utilização de rádio cognitivo em uma arquitetura para rede 5G?

Minimizar interferência e aumentar a capacidade da rede. Ao integrarmos técnicas cognitivas à rede 5G podemos evitar a interferência de forma eficiente ao não selecionar canais idênticos aos canais de células vizinhas. Além disso, com a possibilidade de explorar os buracos no espectro aumenta-se a taxa de transferência de dados e melhora-se utilização da largura de banda.


5 - Cite ao menos 2 vantagens e 1 desafio da arquitetura de duas camadas, ou seja, que utiliza macro células e células pequenas (micro, pico etc.)?

Vantagens: Aumento na taxa de dados, maior eficiência na utilização do espectro de frequências, economia de energia, redução de custos de instalação e escalabilidade

Desafio: Controle de interferência, transferência de dados de retorno

Entendendo melhor


Introdução

Leia sobre

Limitações dos serviços convencionais

Leia sobre

O que é 5G

Leia sobre

Potenciais casos de uso

Leia sobre

Desafios no desenvolvimento

Leia sobre

Arquiteturas para o futuro

Leia sobre

Metodologias e Tecnologias

Leia sobre

Conclusão

Leia sobre

Perguntas e Referências