Autores: Henrique Chen, Leonardo Bohac e Vitor Gomes Mussa

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professores : Luís Henrique e Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

Introdução

É de extrema importância que um rede possua um alto nível de confiabilidade e um alto nível de disponibilidade. Para tal, pode-se adicionar redundâncias dentro de sua própria topologia, isto é, fornecer mais de um camimho possível para se chegar de um ponto até outro. Um problema é que essas redundâncias quase sempre causam loops, e fazem com que a rede perca muita eficiência.

Para solucionar este problema, criando redes ainda reduntantes mas isenta de loops, existem algumas técnicas que serão citadas aqui neste trabalho. São elas: Spanning Tree Protocol(STP), Rapid Spanning Tree Protocol(RSTP), Multiple Spanning Tree Protocol(MSTP) e Shortest Path Bridging(SPB).

Spanning tree significa 'árvore de espalhamento', e é um conceito (estrutura) da Teoria dos Grafos em que cada nó consegue alcançar todos os outros. O STP faz uso desta árvore para que caminhos eficientes sejam criados. Os protocolos RSTP e MSTP são versões melhoradas do STP.

Já o SPB é um pouco diferente. Ele permite múltiplos caminhos e mais redundâncias na rede, permitindo que os sistemas virtuais aumentem o número de bridges.