BLE | Bluetooth Low Energy

Bluetooth Low Energy

Low Energy


Bluetooth Low Energy (BLE) é uma técnica que apareceu na versão 4.0 do Bluetooth, em 2010. Ela permite diminuir os níveis de consumo de energia em aparelhos que não precisam transmitir grandes volumes de dados, podendo apresentar um gasto energético de apenas 10% em relação ao Bluetooth clássico, tornando possível alimentá-los com baterias do tamanho de moedas.

Dado sua característica marcante ser a economia de energia, um dispositivo BLE permanece em modo sleep durante a maior parte do tempo, saindo desse modo apenas para realizar conexões que duram apenas ms. Isso ocorre pois ele foi projetado para aplicações que apenas precisam enviar poucas informações e esporadicamente. Dessa forma, se tem um consumo energético com picos de 15 mA, mas com uma média de 1 uA apenas.

Um controlador BLE, apesar de herdar características do Bluetooth clássico, não é e nem atua como sua versão tradicional e, portanto, não é compatível com o mesmo. Dessa forma, um dispositivo que implemente somente o BLE é denominado single-mode ou "smart" e só efetua conexão com um semelhante, sendo esse o caso mais comum em sensores. No entanto, é possível a implementação de ambas as arquiteturas (dual-mode ou "smart ready") em um mesmo dispositivo, através da execução de um protocolo que faz a mediação entre o Bluetooth clássico e o BLE. Como desvantagem, essa implementação não costuma ter o mesmo ganho energético da primeira.


Anterior | Topo | Próxima