A Questão Social

Outra questão fundamental no contexto de Smart Grids é conseguir que os clientes entendam e cooperem com as propostas da nova rede. Por exemplo, se os clientes não usarem a função de agendamento de consumo de consumo - simplesmente pela maior comodidade de poder usar qualquer equipamento quando bem desejarem - todo o investimento em técnicas de cálculo de preços em tempo real e aparelhos ECS terão sido desperdiçados.

Felizmente existem iniciativas como o Eficiency 2.0 que procuram alterar a cultura da população para garantir o sucesso da Smart Grid.

A proposta do Eficiency 2.0 é muito simples: você realiza um cadastro em seu site e participa de seu programa simplesmente registrando seus gastos em uma interface amigável que esse site oferece. Através dela, você pode monitorar seu consumo de energia, despesas com conta de luz e contribuição para a emissão de gás carbônico na atmosfera. Baseado nesses dados o site te oferece sugestões simples e personalizadas de como reduzir sua conta de luz no final do mês. Se você conseguir economizar, seu esforço é recompensado com descontos e promoções em diversos produtos de marcas renomadas. O mesmo vale para sua cidade, que pode participar de competições de economia de energia e receber prêmios como a instalação gratuita de painéis solares em prédios públicos.

A partir dessa iniciativa, as pessoas são incentivadas a tanto se esforçar para preservar o meio ambiente, como a cooperar e trabalhar em grupo para atingir metas de sustentabilidade. Com o desenvolvimento dessa mentalidade, abre-se espaço para a inserção da Smart Grid no cotidiano da cidade.

 

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