Fibre Channel Login

Existem três diferentes tipos de login no Fibre Channel: login de porta, login de processo e login de fabric. A seguir serão explicadas as suas funções em arquiteturas SAN’s.

Login de Porta (PLOGI)
É utilizado para estabelecer uma sessão entre duas Portas_N. É necessário realizar este login antes que operações e comandos das camadas superiores sejam executados. Durante o login, duas Portas_N trocam parâmetros de serviços e se anunciam uma para a outra.

Login de Processo (PRLI)
É utilizado para configurar o ambiente entre processos relacionados em uma Porta_N iniciadora e uma Porta_N receptora. Os processos envolvidos podem ser processos de sistema ou imagens de sistema (grupo de processos relacionados), como imagens de unidade de controle e processo FC-4.

Login de Fabric (FLOGI)
De forma semelhante ao login de porta, o FLOGI é um comando de conexão que estabelece uma sessão entre as Portas_N ou Portas_NL de dois participantes. Uma Porta_N irá enviar um frame FLOGI que contém o nome do nó, o nome da Porta_N e parâmetros de serviço para um endereço conhecido.

O switch aceita o login e envia um frame de aceitação ao emissor. Caso algum parâmetro de serviço solicitado pela Porta_N ou Porta_NL não seja suportado, o switch irá indicar o ocorrido através do frame.

As Portas_N obtêm o seu AL_PA durante o processo de inicialização do laço. Cabe ao switch, então, decidir se vai ou não aceitar este AL_PA. Esta decisão é feita com base na existência de conflitos do AL_PA com outros AL_PA já estabelecidos no laço. Caso o switch recuse o AL_PA, outro AL_PA é atribuído à Porta_N e o processo de inicialização recomeça.

Design downloaded from free website templates.