Componentes da SAN

Uma vez que a arquitetura predominante em SAN's é a Fibre Channel, a seguir serão descritos os componentes da SAN baseados nesta arquitetura.

Conectividade

O primeiro elemento a ser considerado em qualquer implementação SAN é a conectividade entre dispositivos de armazenamento e servidores tipicamente usando Fibre Channel. Estes componentes têm sido utilizados em implementações de LAN (Local Area Network) e WAN (Wide Area Network ). SAN’s, assim como as LAN's, interconectam interfaces de armazenamento em muitas configurações de rede e através de longas distâncias. [IBM Redbook]

Armazenamento

O uso de SAN não requer que o dispositivo de armazenamento esteja em um barramento de um servidor em particular. Desta forma, desde que ele esteja ligado diretamente à rede, é possível liberá-lo. Ou seja, o armazenamento é externo e pode estar distribuído através da rede. SAN também permite a centralização de dispositivos de armazenamento e o agrupamento de servidores. Isto contribui para facilitar e tornar menos cara a administração centralizada.

A infra-estrutura de armazenamento é base de toda informação detida por uma empresa, e deve dar suporte aos objetivos comerciais e modelos de negócio da companhia. Neste ambiente, apenas alocar uma maior quantidade de dispositivos de armazenamento não é suficiente. Uma infra-estrutura SAN oferece disponibilidade de rede, acessibilidade a dados e gerenciamento do sistema. [IBM Redbook]

Servidores

A infra-estrutura de servidores é a motivação fundamental para todas as soluções SAN. Esta infra-estrutura inclui um conjunto de diferentes plataformas (Windows, Unix).

Design downloaded from free website templates.