3. Esteganografia x Criptografia

              Apesar do impulso de relacionar a esteganografia e a criptografia como dois conceitos semelhantes, os dois termos apresentam definições diferentes e, conseqüentemente, apresentam propósitos diferentes. Enquanto a criptografia está pautada na codificação de uma determinada mensagem, a fim de que ela não seja compreendida pelas pessoas, a esteganografia tem por objetivo evitar que as pessoas percebam a sua existência. Sendo assim, a criptografia demonstra a sua existência ao mesmo tempo em que não oferece o conteúdo presente na mensagem, enquanto a esteganografia apresenta o seu conteúdo e evita demonstrar a sua existência. (Júnior et al.)
          Vale ressaltar que a criptografia está sempre visível, ou seja, a existência da mensagem é perceptível, podendo sofrer constantemente ataques. Em contrapartida, a esteganografia possibilita que um menor número de ataques exista, uma vez que é mais difícil perceber a sua existência, já que a mesma está oculta ou escondida.
             Por outro lado, caso a mensagem seja encontrada na esteganografia, a mesma pode ser definida como insegura, uma vez que não existe nenhum tipo de proteção para a descoberta do conteúdo da mensagem. Por esse motivo, o uso da esteganografia e da criptologia está sendo realizada de forma conjunta, visto que é possível omitir a existência de uma mensagem e a codificação de um conteúdo, dificultando mais ainda a descoberta de uma dada mensagem.