free responsive website templates


VANETs


Introdução

Veículos são necessários para o transporte. As pessoas dirigem carros para que tenham a liberdade de chegar aonde precisam no momento em que precisam. Por esse motivo, o número de veículos está sempre aumentando, o que leva a certas adversidades nas ruas, e que podem acontecer tanto em rodovias quanto em áreas urbanas. Para superá-las, uma boa rede de comunicação precisa ser construída entre os veículos, o que nos leva a uma nova tecnologia avançada de Vehicle Ad hoc Networks (VANETs).

As Vehicle Ad hoc Networks (VANETs) foram criadas aplicando os princípios das Mobile Ad hoc Network (MANETs), que são basicamente redes sem fio criadas espontaneamente para troca de dados, porém na área de veículos. Elas são uma componente fundamental dos sistemas de transporte inteligentes (ITS). Nos anos 2000, as VANETs eram vistas apenas como uma mera aplicação dos princípios da MANET, porém, desde então, elas adquiriram seu próprio campo de pesquisa. 

Esta tecnologia usa carros móveis como nós para criar uma rede móvel. A VANET transforma todos os carros participantes em um roteador ou nó sem fio, recebendo e enviando pacotes uns aos outros. Dessa forma, carros que estão a uma distância aproximada de 100 a 300 metros um do outro conectam-se e formam uma rede de amplo alcance. Estima-se que os primeiros sistemas que integrarão esta tecnologia são policiais e veículos de combate a incêndios para se comunicar uns com os outros por motivos de segurança.

Além da comunicação veículo-a-veículo (V2V), outro objetivo das VANETs é a implementação da comunicação veículo-a-infraestrutura (V2I) que permitiria a troca de informações entre carros e RSUs (Road Side Units) para fins de segurança (avisos sobre acidentes ou obras), lazer (pontos de interesse) e tráfego (informar o trânsito das vias próximas para que o motorista tome a melhor decisão sobre qual caminho tomar).

Hoje em dia, um grande número de fabricantes automotivas está implementando em seus veículos sensores automáticos e sistemas de navegação GPS em preparação para o uso de redes veiculares de grande porte. Ao usar diferentes sensores, câmeras e meios de comunicação, os veículos podem coletar e interpretar informações com a intenção de ajudar o motorista a fazer um julgamento, particularmente em sistemas de suporte ao motorista.

ALUNOS:
Luis Fernando Lins
Brenno Rodrigues

Matéria: Redes II - 2018.2