Redes Definidas por Software

Ferramentas

Uma importante característica da área de SDN é a presença de variadas ferramentas, muitas de código aberto, criadas de modo a implementar os elementos necessários para o funcionamento da tecnologia. O OpenFlow, sendo o primeiro protocolo de comunicação implementado tendo em mente a utilização em SDN, atualmente é a principal Southbound API utilizada. Muitas outras fazem uso desta API ou implentam melhorias baseando-se nela, como por exemplo o Open vSwitch (comutador virtual utilizando OpenFlow) e o OVSDB, que implementa o protocolo OpenFlow de modo a este ser compatível com o Open vSwitch. Outras ferramentas importantes são implementações de controladores, como por exemplo o FlowVisor e o OpenDaylight, que são essenciais para o funcionamento do plano de controle e consequentemente da rede.

Open Flow

Concebido inicialmente nas universidades de Stanford e Berkeley em 2007, este protocolo é responsável por permitir a manipulação e o acesso direto a equipamentos no plano de dados, sendo a Southbound API mais utilizada no contexto de SDN. Como explicitado anteriormente, sua funcionalidade advém do uso de uma tabela de fluxos, com os fluxos recebidos sendo comparados aos valores na tabela e o equipamento de rede executando as ações correspondentes, conforme indicado.


Funcionamento do protocolo OpenFlow. Retirado de: http://www.fiber-optic-transceiver-module.com/openvswitch-vs-openflow-what-are-they-whats-their-relationship.html

Open vSwitch

O Open vSwitch é um comutador virtual distribuído, de código aberto, que implementa o protocolo OpenFlow. Sua função é simular comutadores em ambiente virtuais, permitindo que máquinas virtuais comuniquem-se entre si. A principal vantagem que ele traz é a capacidade de simular variadas topologias de rede em um ambiente limitado, permitindo que testes de novas funções virtuais de rede possam ser feitos com maior facilidade.

Dentre os recursos oferecidos pelo Open vSwitch, destacam-se: criação e modificação de VLANs e firewalls, modelagem e enfileiramento do tráfego, assim como disponibilização de ferramentas para monitoramento da rede, como Netflow e sFlow.

FlowVisor

OpenDaylight