5. Conclusão
Pessoas de todo mundo têm trocado seus aparelhos de telefone comum pela telefonia IP. A onipresença cada vez mais real da Internet possibilita que os usuários tenham o seu número fixo em qualquer lugar, com um serviço de qualidade às vezes superior ao do telefone convencional e a um custo cada vez menor. Pessoas desejam utilizar seu aparelho celular, seu computador pessoal e sua máquina de trabalho com o mesmo endereço de contato, muitas vezes ao mesmo tempo. É nesse ambiente que se insere o protocolo SIP, permitindo a comunicação por voz ou vídeo em dispositivos conectados a Internet ou mesmo em uma rede TCP/IP interna de uma empresa ou residência.
O SIP é um protocolo de inicialização e gerenciamento de sessão para propósito geral. Com o SIP, pode-se trafegar qualquer tipo de dado no interior da sessão. Pode ainda utilizar qualquer tipo de codificação, desde que os agentes de usuário sejam capazes de decodificar os dados recebidos. Devido a sua semelhança com o protocolo HTTP, o SIP apresenta simplicidade, sendo facilmente utilizado por aplicações multimídia.
Diversas aplicações utilizam o protocolo SIP, atualmente, o que reflete um padrão adotado pelo mercado. A Microsoft, ao afirmar que descontinuaria os seus aplicativos baseados em H.323 e que só iria utilizar o SIP no aplicativo de mensagens instantâneas Live Messenger, forneceu enorme subsídio para o triunfo do protocolo SIP.
Este trabalho apresentou as principais características do protocolo SIP, como sua arquitetura, seu formato de mensagem, seu processo de endereçamento e seus códigos de mensagens e respostas. Um exemplo simples ilustrou a lógica de uma transação utilizando o protocolo SIP para conversa por áudio. Mostrou-se ainda o protocolo H.323, um concorrente do SIP que vem perdendo terreno entre as aplicações comerciais mais utilizadas. Por fim, conhecemos um pouco das principais aplicações que utilizam o protocolo SIP para realizar suas funções.