Introdução

"Juntos, sabemos tudo. Juntos, temos tudo." São estas as frases que a P2P Foundation utiliza para introduzir este ousado paradigma capaz de mudar não apenas a maneira como os recursos são compartilhados, mas também de recolocar em discussão diversos aspectos políticos e sociais previamente estabelecidos. Neste website, serão abordadas diversas questões relativas ao funcionamento e às implicações das Redes Par-a-Par, sempre com o intuito de esclarecer esta arquitetura que traz diversas mudanças de paradigma para as redes modernas.

Seções

Um dos aspectos mais interessantes das redes P2P é o fato de suas implicações
não serem puramente tecnológicas. Assim, decidimos subdividir este site em seções
para auxiliar na maior compreensão do tema e instigar a pesquisa científica.

Introdução

Entenda as definições de Redes Par-a-Par e seus desdobramentos, incluindo seus pontos fortes e seus desafios.

Aplicações

Conheça algumas das aplicações de Redes Par-a-Par, entendendo usos deste paradigma no mundo de hoje.

Arquitetura

Domine a arquitetura Par-a-Par, conhecendo seus diferentes modelos e explorando seus algoritmos.

Análise de Grafos

Leia análises de grafos reais extraídos de grandes aplicações de Redes Par-a-Par e descubra algumas de suas características.

Questões

Veja um rápido resumo na forma de perguntas e respostas sobre o tema de Redes Par-a-Par.

Quer aprender ainda mais?

Declaração de Autoria

Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como ideias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. Os autores têm ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar os alunos à suspensão.