·         Fontes e Detetores de Luz

 

Emissores e detetores de luz são dispositivos ativos que atuam nas extremidades dos sistemas de transmissão ópticos.

Emissores de luz são dispositivos que convertem sinais elétricos para pulsos de luz. Este processo de conversão é realizado através da modulação de feixe de luz contínuo. Detetores de luz realizam a conversão de pulsos de luz em sinais elétricos.

 

-          Emissores de Luz – Leds e Lasers

 

Dispositivos emissores de luz usados em transmissões ópticas devem ser compactos, monocromáticos, estáveis e duráveis.

Dois tipos de dispositivos emissores são usados em transmissões ópticas: Leds ou Lasers.

Leds são utilizados em transmissões com velocidades de até 1 Gbps exibindo uma relativa compressão na largura espectral. É normalmente empregado em fibras multimodo.

Lasers possuem melhor performance em comunicações com emprego de fibras monomodo.

 

 

Requerimentos para Lasers incluem comprimento de onda preciso, estreita largura espectral, potência e “control of chirp”

Quando o laser é diretamente modulado, “control of chirp” torna-se o fator limitante na taxa de bit (10Gbps). Moduladores externos são empregados para contornar este problema, conforme mostrado abaixo:

 

DFB lasers (distributed feedback lasers) são empregados em aplicações DWDM, devido a sua emissão monocromática, alta velocidade, baixa relação sinal ruído e excelente linearidade.

DFB lasers possuem frequências centrais na região de 1310nm e de 1520 a 1565 nm.

 

 

-          Detetores de Luz

Na recepção é necessário recuperar sinais transmitidos em diferentes comprimentos de onda. Como foto detetores são naturalmente de banda larga, é necessário a demultiplexação dos sinais ópticos anteriormente.

 

“Positive-intrinsic-negative” (PIN) foto diodo e “avalanche photodiode (ADP) são detetores normalmente empregados nas aplicações DWDM.

 

 

 

 

Índice   Anterior    Próxima