SNMP - Simple Network Management Protocol

RMON (Remote Monitoring)

    O RMON é efetivamente uma definição de MIB, que implementa o agente proxy, através do chamado RMON Probe. As vantagens obtidas com esta implementação são o gerenciamento mais eficiente de sub-redes e a possibilidade de criação exclusão de objetos, que são na verdade linhas da MIB.
    Os problemas apresentados são listados a seguir. Na prática, tornou-se difícil a interoperabilidade entre gerentes e agentes RMON de fabricantes diferentes, em virtude das implementações proprietárias efetuadas. Além disto, só se consegue a monitoração remota das camadas física e enlace da pilha de protocolos da rede.

SNMPv.2 

    A versão 2 do SNMP (SNMPv.2) busca corrigir algumas deficiências da versão 1. Ele basicamente surgiu da evolução do SNMPv.1 e do RMON. Ele utiliza a SMI2, que permite a presença de novos tipos ASN.1. Além disto, ele permite a criação e exclusão de objetos, juntamente com a comunicação entre gerentes através da chamada Manager to Manager MIB.
    As mensagens e a segurança foram melhor implementadas. Nas versões denominadas SNMPv2u e SNMPv2*, existe a segurança feita por usuário (user-based), o que só permite a realização de operações por usuários específicos, e não qualquer um.

RMON2 

    A versão 2 do RMON (RMON2) é basicamente uma extensão da MIB RMON mencionada. A grande vantagem oferecida é a possibilidade de monitoração das camadas de rede à aplicação da pilha de protocolos.
    Porém, lamentavelmente persiste o problema da interoperabilidade entre soluções de fabricantes diferentes. Também pode-se citar a grande demanda de capacidade de processamento por parte do probe, tanto para a CPU, quanto para a memória, como um ponto negativo.

SNMPv3 

    A versão 3 do SNMP (SNMPv.3) trouxe como principais vantagens aspectos ligados à segurança. Esta segurança busca evitar a alteração das mensagens enviadas. Além disto, barra-se o acesso a elementos estranhos à execução de operações de controle, que são realizadas através da primitiva SetRequest. Evita-se também a leitura das mensagens por parte de estranhos, além de se garantir ao gerente o direito de alteração da senha dos agentes.
    A segurança é conseguida através da introdução de mecanismos de criptografia com o DES (Data Encryption Standard) e de algoritmos de autenticação que podem ser tanto o MD5 quanto o SHA (Secure Hash Algorithm).

| SNMP | Definição | Agente e Gerente | Anterior |