PALESTRA

 

Prof. Helio Waldman

Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

 

Palestra: Dia 10/03/05 das 10:30 às 11:30 – Sala H - 301

 

 

Tempo de Vida Residual de Rajadas Interceptadas em Redes WDM Comprometidas com QoS

 

 

Resumo - Inicialmente, a palestra considera um servidor único atendendo um tráfego formado por rajadas com duração de Pareto (com cauda pesada) e chegadas Poissonianas, e destaca que o tempo médio de espera por este servidor, quando encontrado ocupado com uma fila finita, é dominado pelo atendimento da rajada que está sendo servida. Além disso, a espera terá média infinita. Será mostrado porém que um número suficientemente alto de comprimentos de onda (servidores múltiplos), relacionado com  o fator de forma da distribuição de Pareto da duração das rajadas, reduz esta média para valores finitos e até pequenos. Entretanto, momentos superiores do tempo de espera irão sempre tender a infinito a não ser que sejam colocados limites sobre a duração das rajadas.

 

Helio Waldman nasceu em São Paulo, SP, em 20 de junho de 1944. Graduou-se  Engenheiro de Eletrônica  pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos, SP em 1966, e recebeu os títulos de M.Sc. e Ph.D. da Universidade de Stanford na California, USA, em 1968 e 1972 respectivamente, ambos em Engenharia Elétrica. Após dois anos na COPPE/UFRJ como Professor Adjunto, juntou-se à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde é Professor Titular desde 1980. Em 1980, foi nomeado Diretor Associado da Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC/UNICAMP). Em 1982, foi nomeado Diretor da mesma Faculdade, cargo que ocupou até 1986. De 1986 a 1990, foi Pró-Reitor de Pesquisa da UNICAMP.

O Dr. Waldman é "Senior Member" do IEEE desde 1990, e Membro Sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), onde serviu como Presidente entre 1988 e 1990. Em 1996, foi agraciado pela Unicamp com a Bolsa de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", "por ter se destacado nas suas atividades de Docência e Pesquisa durante o ano de 1995, entre os docentes da Faculdade de Engenharia Elétrica". Foi também: Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Telecomunicações de 1992 a 1996; e Presidente da Comissão Permanente de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (CPDI) da UNICAMP de outubro de 2001 a abril de 2002.

Desde 1973, o Prof. Waldman tem pesquisado ativamente os sistemas de Comunicações Digitais. A partir dos anos 80 seus interesses de pesquisa têm focalizado o canal de fibra óptica. É autor ou co-autor de três livros: "Processamento de Sinais Digitais" (1987), "Fibras Ópticas: Tecnologia e Projeto de Sistemas" (1991), e "Telecomunicações: Princípios e Tendências" (1997). Publicou dezesseis artigos em periódicos científicos especializados estrangeiros com corpo editorial. Apresentou 57 comunicações em congressos e simpósios (30 no Brasil e 27 no Exterior), das quais 52 foram publicadas em anais na forma de trabalhos completos. Orientou 34 Teses, sendo 28 de Mestrado e seis de Doutorado. Seus interesses atuais de pesquisa estão nas áreas de Redes Ópticas, Enlaces Ópticos Digitais, e Redes IP sobre WDM, áreas nas quais tem orientado Teses e ministrado disciplinas de pós-graduação. No curso de graduação em Engenharia Elétrica, tem ministrado disciplinas de Eletromagnetismo, Ondas Guiadas e Comunicações Ópticas. Está interessado também em desenvolver a reflexão sobre as novas tecnologias de Telecomunicações e seus impactos sobre as relações de trabalho, o processo educacional e a sociedade.