Utilização de Canais Rádio



O canal de rádio é um caminho de transmissão bidirecional entre a EM e a ERB. Utiliza freqüências separadas para transmissão e recepção.

Alocação do espectro (Padrão AMPS)

O padrão AMPS, utiliza as seguintes faixas de freqüência:

O conjunto de 666 canais é dividido em 2 sistemas, cada um com 333 canais, sendo que 312 são canais de voz e 21 são canais de controle.

A freqüência central do canal pode ser obtida a partir do seu número, da seguinte forma:

Fc = número do canal x 0,03 + [ 870 Mhz (ERB-EM) ou 845 Mhz (EM-ERB)]

Tecnicamente, o sistema permite que a faixa acima, designada para o sistema AMPS seja estendida, resultando no aumento da capacidade do sistema.

Esta faixa expandida passa a ser:

Tipos de canais de Rádio

Existem 2 tipos de canais de transmissão entre a ERB e a EM e vice-versa, são eles:

Canais de Voz (CV)

Durante o processo de estabelecimento de uma chamada, a CCC seleciona um canal de voz, que transportará a comunicação.

Para controlar o estabelecimento de uma chamada, a CCC precisa constantemente trocar informações com a EM através do canal de voz, verifica-se então, que outros tipos de sinal também trafegam neste canal. Estes outros sinais são:

1. Tom de supervisão de áudio (SAT)

Este tom é utilizado para supervisionar a qualidade de transmissão. O SAT é enviado continuamente, na frequência de aproximadamente 6 Khz, no sentido ERB - EM e EM - ERB.

A EM recebe o tom, reconhece e o transmite de volta a ERB. Através da supervisão deste retorno é que a ERB identifica as condições de comunicação. É através da análise deste tom que se inicia o processo de hand-off.

2. Tom de sinalização (ST)

É enviado a partir da EM, na frequência de 10 Khz no canal de voz. Tem a finalidade de servir como sinalização de linha no estabelecimento de uma chamada hand-off, é transmitido nas seguintes situações:

3. Dados em banda larga no FVC e no RVC

Visando o completo controle no andamento da chamada, existem trocas de informações entre a EM e a ERB. Nesta situação, um sinal digital de 10 Kbps irá modular a portadora que será transmitida no canal de voz.

Citaremos, a seguir, algumas mensagens que trafegam nestes canais.

No FVC:

No RVC: Estes sinais são transmitidos enquanto o canal de voz está em uso, porém, fora da faixa de voz (300 - 3400 Hz).

Do ponto de vista de transmissão, o canal de voz a partir da ERB é denominado “FVC” (Forward Voice Channel), enquanto que a partir da EM, é denominado “RVC” (Reverse Voice Channel).

Canais de controle ou de Set-up

Existe, normalmente, um canal de controle em cada célula. Uma célula omnidirecional terá uma ERB com um único canal de controle, já uma ERB que serve a três células setorizadas, utilizará três canais de controle.

De um modo geral, o canal de controle é utilizado para transmitir:

Toda EM dentro de uma célula e que não esteja em conversação está sempre sintonizada em um canal de controle, fazendo a supervisão contínua do fluxo de informações presentes no canal.

As mensagens que trafegam neste canal são:

Forward Control Channel (FOCC)

Reverse Control Channel (RECC)

Neste canal as mensagens somente são transmitidas quando qualquer EM sintonizada na CCC tem algo significativo a enviar.


Retorna
Gonçalo Alexandre Lopes