Composição de um Sistema Móvel Celular



Um sistema de Telefonia Móvel Celular típico é composto basicamente da Central de Comutação e Controle (CCC), das Estações Rádio-Base (ERB’s) e das Estações Móveis (EM’s).



Central de Comutação e Controle (CCC)

A CCC é uma central telefônica do tipo CPA (central com programa armazenado), expandida para operar com software próprio de serviço móvel celular. As funções de uma CPA da rede fixa e da CCC são basicamente as mesmas e os serviços oferecidos também.

A CCC, devido a inúmeras funções extras de processamento, necessárias ao acompanhamento da EM, é equipada com hardware e software adicionais.

As funções principais de uma CCC são:

Uma CCC se liga a várias ERB’s por meio de linhas telefônicas e de dados privativos (canais pcm, fibras ópticas, rádios digitais,...). Para cada canal de voz ou de dados deve existir uma linha privativa e, além disso, devem existir linhas de reserva para uma maior segurança.

A capacidade de uma CCC depende basicamente do número de canais rádio disponíveis nas ERB’s, do número de células, da dimensão das células e de alguns outros fatores. Por exemplo, se o número de células for grande e suas dimensões muito pequenas, teremos vários “hand-off” o que acarretará em sobrecarga no processador da CCC.

Uma CCC típica apresenta as seguintes capacidades:



Estação Rádio-Base (ERB)

A ERB é a interface entre as EM’s e a CCC sua função básica é:

- Para dados:

Converter a sinalização proprietária que liga a CCC a ERB no protocolo AMPS entre ERB’s e EM’s.


- Para voz:

Converter os sinais digitalizados de voz que trafegam nos enlaces entre CCC e ERB em sinais analógicos para transmissões FM entre ERB e EM’s.

- Para supervisão do canal de rádio:

Monitorar canais de voz em conversação para aferir a intensidade RF do sinal e a RSR do sinal de voz, para controlar o processo de “hand-off”.

Para que a ERB tenha um desempenho satisfatório, devemos observar as seguintes funções:

A ERB pode se ligar a CCC de forma analógica ou digital. No caso da ligação analógica os dados serão transmitidos via modem a 9.6 Kbps (o que é muito lento), mas dá-se preferência a transmissão em um canal digital a 64 Kbps.

Uma ERB tem em média 128 canais, podendo, em algumas configurações, chegar a 144 canais.

Conforme o tamanho da célula atendida pela ERB, a potência do transmissor pode variar de 10 a 50 W.

Para melhorar o ganho na recepção, é praticamente obrigatório o uso de diverdidade de espaço, o que dependendo da polaridade, dá um ganho de 6 a 10 dB.


Estações Móveis (EM)


A EM é o terminal móvel do usuário. Estes, podem realizar diversas funções, dependendo do modelo e da complexidade da unidade.

As funções básicas são:


Retorna
Gonçalo Alexandre Lopes