Quality of Service (QoS)

Há várias dimensões da qualidade de serviço que se deseja garantir às aplicações. O consórcio Internet2 pretende que no mínimo 5 delas sejam obrigatórias: 

  1. Velocidade de transmissão (Transmission Speed): Um usuário pode precisar de uma conexão que nunca seja inferior a 50 Mbps e também não atinja taxas superiores a 100 Mbps. Um exemplo de aplicação são os programas já disponíveis para vídeoconferência. 
  2. Atraso (Delay): Aplicado especialmente para vídeo, áudio e serviços de tempo real (como a telemedicina), o atraso é o máximo de interrupção aceitável para um sinal na rede, de modo a garantir o fluxo contínuo da transferência da informação. 
  3. Throughput: A quantidade de dados transmitidos em uma unidade de tempo. Um usuário pode especificar que 1 Terabyte de informação deve ser movido em 10 minutos. 
  4. Agendamento (schedule): Um usuário pode requisitar que uma certa conectividade deve estar disponível em horários futuros durante um período de tempo pré-determinado. 
  5. Taxa de perda (Loss rate): a máxima taxa de perda de pacotes a ser esperada dentro de um intervalo de tempo. 

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