Data Encryption Standart(DES):

O algoritmo de criptografia DES foi desenvolvido na década de 70 pelo National Bureau of Standarts com ajuda da National Security Agency. O propósito era criar um método padrão para proteção de dados. A IBM criou o primeiro rascunho do algoritmo, chamando-o de LUCIFER. O DES tornou-se oficialmente norma federal americana em novembro de 1976.

Fundamentalmente DES realiza somente duas operações sobre sua entrada: deslocamento de bits e substituição de bits. A chave controla exatamente como esse processo ocorre. Ao fazer estas operações repetidas vezes e de uma maneira não-linear, chega-se a um resultado que não pode ser revertido a entrada original sem o uso da chave.

O algoritmo trabalha com 64 bits de dados a cada vez. Cada bloco de 64 bits de dados sofre de 1 a 16 iterações (16 é o padrão DES). Para cada iteração um pedaço de 48 bits da chave de 56 bits entra no bloco de encriptação representado pelo retângulo tracejado no diagrama acima. A decriptação é o processo inverso. O módulo "F" mostrado no diagrama é o coração do DES. Atualmente ele consiste de diferentes transformadas e substituições não-lineares.

Uma maneira de se aumentar a segurança ao utilizar o DES é usar o DES TRPLO, onde criptografa-se a mensagem, e a chave (em geral a chave usando-se chave assimétrica), junta-se chave criptografada mais mensagem criptografada e faz-se nova criptografia usando DES. Isto aumenta enormemente a dificuldade de se quebrar a criptografia.

O DES foi desenvolvido há mais de 20 anos, e nestes 20 anos não apareceu nenhuma descrição de um caminho de quebrá-lo, exceto pela força bruta.

VOLTAR