Protocolo IPv6     

 

 

Endereçamento

 

Uma das maiores vantagens apresentadas pelo IPv6 em relação ao IPv4 é o fato de o endereçamento ser feito por meio de 128 bits, em oposição aos 32 bits utilizados pelo IPv4.

Isto resolve o problema de falta de endereços, pois com 128 bits é possível endereçar um total de

2^128 = 340,282,366,920,938,463,463,374,607,431,768,211,456

hosts. Isto significa, por exemplo, que para uma população de 10 bilhões de pessoas, haverá 3.4*10^27 endereços para cada habitante do planeta. Ou, levando-se em consideração a área do planeta, haverá 2.2*10^20 endereços por centímetro quadrado. Podemos perceber então que 128 bits nos fornecem um número de endereços possíveis que será suficiente por vários anos.

Esta grande quantidade de endereços facilita as propriedades de autoconfiguração oferecidadas pelo IPv6. A princípio, apenas cerca de 15% do total de endereços será utilizado, sendo todo o restante reservado para uso futuro.

Outra vantagem deste grande número de bits de endereçamento é a possibilidade de agregarendereço de acordo com a topologia da rede, utilizando parâmetros como posição geográfica, provedor de acesso, corporação, entre outras. Com estas agregações, as tabelas de roteamento tendem a diminuir, agilizando a tarefa de roteamento.

Outra modificação deste protocolo é a possibilidade de atribuição de vários endereços a uma unica interface, permitindo, receber em uma única interface informações destinadas a vários endereços.

 

Notação

 

A notação escolhida para representar um endereço IPv6 consiste de agrupar os 128 bits em oito grupos de 16 bits. Cada grupo é representado por números hexadecimais de quatro algarismos, sendo os grupos separados entre sí pelo símbolo de dois pontos (":").

Assim, um possível endereço IPv6 é:

FEDC:0034:0000:0000:0000:0012:0ABC:00FF .

É de se esperar que, principalmente no início da utilização deste protocolo, muitos dos bits dos endereços apresentem valor zero, gerando algarismos '0' no endereço. Convencionou-se então que, dentro de um mesmo grupo, zeros à direita podem ser eliminados. O endereço apresentado acima ficaria então:

FEDC:34:0:0:0:12:ABC:FF .

No entanto, alguns grupos consecutivos podem vir a ser constituidos apenas por zeros. Quando isto ocorrer, estes grupos podem ser substituídos por "::". Assim, nosso exemplo ficaria:

FEDC:34::12:ABC:FF .

Vale notar que esta notação pode ser utilizada apenas uma vez para um dado endereço, pois caso contrário haveria ambigüidade.

Quanto aos endereços IPv4, estes continuarão válidos, por questões óbvias de compatibilidade. A versão IPv6 desses endereços será obtida completando todos os 96 bits a esquerda com '0'. Vale ressaltar que a notação utilizada atualmente poderá ser mantida, por facilidade. Assim, um endereço IPv4 e o seu equivalento IPv6 são:

146.164.69.2
0:0:0:0:0:0:146.164.69.2   ou   ::146.164.69.2 .

 

Tipos de endereço

 

Este protocolo apresenta três tipos de endereço: Unicast, Multicast e Anycast. O tipo Broadcast foi eliminado, pois era ineficiente, e sua utilização pode ser substituída com o uso do multicast.

Unicast é o novo nome que se deu ao endereçamento ponto-a-ponto tradicional. Um pacote destinado a um endereço unicast é entrege apenas àquela interface que possui o endereço especificado.

O Multicast é um tipo de endereçamento que pode ser acrescentado ao IPv4, mas que já é nativo no IPv6. Um pacote destinado a um endereço multicast é entregue a todas as interfaces que fazem parte daquele grupo de endereços, assim como ocorre atualmente com os hosts que constituem o MBone.

O Anycasting é um novo tipo de endereçamento, que surge com o IPv6 e permite que ao invés de enviar um pacote a um servidor específico, este seja enviado a um endereço anycast específico. O sistema de roteamento entregará então o pacote ao servidor mais próximo, de acordo com a sua medida de distância, dentre um grupo de servidores. Isto é interessante, por exemplo, para descobrir o servidor de nomes mais próximo.

 

[ Índice | Introdução | Cabeçalho | Endereçamento | Autoconfiguração ]
[ Segurança | Transição | Considerações Finais | Referências | Perguntas ]