4.1.1 Domain Name

Cada nó da árvore possui um nome simples (sem ponto). Este nome pode ter até 63 caracteres. O domínio raiz tem tamanho zero. O domain name completo de qualquer nó da árvore é uma sequência de nomes desde o nó até o raiz; com pontos separando estes nomes.

Se o caminho raiz realmente fizer parte do domain name, o caminho terminará em um ponto. Consequentemente, alguns softwares interpretam este ponto como um indicador de que o nome é absoluto. Um domain name absoluto também é conhecido como fully-qualified domain name, FQDN. Nomes sem este ponto final são interpretados como pertencentes a outros domínios, que não o raiz.

O DNS requer que " sibiling nodes", nós que são filhos de um mesmo pai, tenham nomes únicos. Esta restrição garante que um domain name identifica unicamente cada nó da árvore. É importante notar que esta restrição não é uma limitação, uma vez que os nomes só precisam ser únicos entre nós filhos de um mesmo pai, e não entre todos os nós da árvore. É exatamente como no Unix. Assim como no DNS você não pode ter dois hobbes.lg.ca.us no mesmo espaço, no Unix você não pode ter 2 sudiretórios /usr/bin em um mesmo diretório. Entretanto você pode ter hobbes.pa.ca.us e hobbes.lg.ca.us; assim como você pode ter um diretório /bin e um outro /usr/bin.